Hughes estava hospitalizado há dois dias, depois de ter sido atingido por uma bola na nuca, durante um jogo do campeonato australiano de críquete.
“Estamos arrasados pela perda do nosso muito amado irmão e filho”, afirmou o capitão da selecção australiana, Michael Clarke, lendo um comunicado assinado pela família do atleta.
Hughes estava a usar capacete, cumprindo os regulamentos desportivos, durante o jogo entre o Sheffield Shield e o New South Wales. No entanto, uma bola arremessada por Sean Abbott acabou por atingi-lo na nuca, uma zona não protegida, como mostra este vídeo do canal 3 neozelandês:
Após o impacto, Hughes curvou-se durante alguns segundos, perante a preocupação dos colegas e adversários que se aproximaram de imediato, e caiu inanimado, de cara no chão, momentos depois.
Os médicos afirmam que o jogador terá entrado em coma e falecido devido à ruptura de uma artéria, o que causou uma hemorragia cerebral. Clínicos e responsáveis desportivos descrevem o acidente como insólito e incomum.
O mundo do críquete, um desporto extremamente popular no mundo anglófono, encontra-se de luto.