PJ fez buscas na Diocese do Porto

A Polícia Judiciária fez várias buscas nos serviços centrais da diocese do Porto nos últimos dias e está a analisar os computadores em várias paróquias. Segundo o Jornal de Noticias (JN) o objectivo é investigar as cartas anónimas contra vários membros do clero que desde Setembro circulam através de correio electrónico entre sacerdotes, paróquias e…

PJ fez buscas na Diocese do Porto

As cartas anónimas assinadas "M. Saleixo" levantam acusações graves contra vários membros do clero e começaram a surgir depois de o bispo do Porto, D. António dos Santos, ter anunciado que tencionava trocar alguns padres de paróquia. 

Entre eles o padre Roberto Sousa, que foi afastado da paróquia de Canelas. O padre, descontente, ter-se-á reunido com o bispo do Porto, e prometido manter o silêncio sobre suspeitas de actos sexuais contra menores praticados pelo padre Abel Maia, que está à frente da paróquia de Fafe e se encontra agora suspenso. Como o bispo não recuou e afastou Roberto Sousa, este escreveu uma carta em que acusava Abel Maia de pedofilia. 

E é precisamente um e-mail com esta denúncia – que foi enviado a um jornal a partir de uma conta de correio criada no nome dos serviços centrais da diocese – que está também a ser alvo de investigação da PJ a pedido das autoridades eclesiásticas.