Steve Jobs vai testemunhar em tribunal

Um tribunal da Califórnia, EUA, vai ouvir esta semana o fundador da Apple Steve Jobs. Sim, Jobs morreu há três anos, mas isso não impede que o multimilionário defenda a sua empresa perante a Justiça.

Jobs estará perante o júri através de um vídeo gravado antes da sua morte. O objectivo desta audição é tentar fazer com que a sua empresa não tenha que pagar uma multa de mil milhões de dólares.

Em causa está o facto do programa iTunes, criado pela Apple, alegadamente forçar as pessoas a comprarem iPods em vez de mp3 mais baratos para poderem usufruir do programa. Várias empresas ligadas à tecnologia acusam a Apple de ter um comportamento “anti-competitivo”, já que o iTunes ajudou a inflacionar o preço dos iPods.

No vídeo que será revelado esta semana em tribunal, Jobs irá argumentar exactamente o contrário.

Steve Jobs morreu no dia 5 de Outubro de 2011, oito anos depois de lhe ter sido diagnosticado um cancro no pâncreas. Continuou activo na empresa até 2009 e em Agosto de 2011, quando o seu estado de saúde estava a piorar rapidamente, demitiu-se da administração da empresa. O seu sucessor no cargo foi Tim Cook.