Sócrates: Advogado reafirma que recurso será entregue quando estiver pronto

O advogado de José Sócrates, João Araújo, reafirmou hoje que o recurso da prisão preventiva do ex-primeiro-ministro será entregue quando estiver pronto, mas não especificou uma data. 

Sócrates: Advogado reafirma que recurso será entregue quando estiver pronto

"O recurso será entregue conforme eu disse [quando estiver pronto] e, quando for entregue, os senhores terão conhecimento não só de que eu o entreguei, como terão conhecimento do recurso", afirmou o advogado, ao responder a questões colocadas por jornalistas.

João Araújo falava aos jornalistas à saída do Estabelecimento Prisional de Évora, onde hoje à tarde esteve reunido, durante cerca de duas horas, com José Sócrates, que aí se encontra em prisão preventiva.

Tal como na semana passada, o causídico voltou hoje a estar acompanhado por outro advogado, que se identificou à porta da prisão como Pedro Pulido.

Parco em palavras e visivelmente incomodado com as perguntas dos jornalistas, João Araújo limitou-se a dizer que a reunião com José Sócrates correu "muito bem" e que o ex-primeiro-ministro "está bem".

"José Sócrates está sempre muito animado. E está sempre muito mais animado do que eu. Eu é que começo a enxofrar", atirou.

Questionado sobre as condições do presídio, o advogado respondeu que "ninguém está em boas condições humanas metido numa prisão" e que "nenhumas condições são aceitáveis".

Na semana passada, João Araújo tinha dito que ia avançar com o recurso da prisão preventiva, mas questionado hoje pelos jornalistas sobre se já sabia qual o dia concreto, limitou-se a acrescentar que dependia de quando estivesse pronto.

A 21 de Novembro último, o antigo líder do PS foi detido e, após interrogatório judicial, ficou em prisão preventiva, por o juiz considerar existir perigo de fuga e de perturbação da recolha e da conservação da prova.

Está indiciado dos crimes de corrupção, branqueamento de capitais e fraude fiscal qualificada num processo que envolve outros arguidos, incluindo o empresário e seu amigo de longa data Carlos Santos Silva, também em prisão preventiva.

Lusa/SOL