Um estudo publicado no Psychoneuroendocrinology em Novembro deste ano (e citado pelo Huffington Post) mostra que certos aspectos da nossa personalidade – como, por exemplo, o facto de sermos extrovertidos ou conscientes – influenciam o nosso sistema imunitário e, como consequência, a nossa saúde.
Nesta investigação, foram analisadas 121 pessoas saudáveis. Estas tiveram que fazer um teste para se perceber se eram introvertidas ou extrovertidas e o quão conscienciosas eram.
Foram feitas também análises de sangue, de forma a serem estudados dois grupos de genes que regulam o sistema imunitário: um que envolve uma resposta pró-inflamatória (que promove ou retroalimenta o processo de inflamação) do corpo e outro que compreende as respostas antivirais e anticorpos.
O estudo concluiu que os mais extrovertidos estão associados a um aumento dos genes que regulam a resposta pró-inflamatória, enquanto os conscienciosos estão ligados a uma redução destes mesmos genes. Conclusão: os extrovertidos parecem ter um sistema imunitário mais equilibrado e que responde melhor a infecções.
“Os indivíduos que aparentemente estariam mais expostos a infecções – devido a sua natureza social – parecem ter um sistema imunitário que lida melhor com este tipo de doenças”, disse ao Huffington Posta psicóloga da Universidade de Nottingham, Kavita Vedhara.
No entanto, há uma pergunta que ainda não tem resposta: Será a biologia que influencia a psicologia ou o contrário?