Igreja de Inglaterra nomeou a primeira mulher bispo

Libby Lane, assim se chama a primeira mulher bispo em Inglaterra. A nomeação foi anunciada hoje pela Igreja Anglicana e põe fim a décadas de discussões e divisões internas entre conservadores e reformistas e a cinco séculos de domínio masculino na hierarquia do clero britânico. 

Igreja de Inglaterra nomeou a primeira mulher bispo

Elizabeth Jane Holden Lane, de 48 anos, será a partir de agora bispo de Stockport, a Norte de Inglaterra, sendo que a cerimónia oficial da sua investidura será feita dia 26 de Janeiro de 2015 na catedral de York. Casada com o reverendo George Lane e mãe de dois filhos, Libby é sacerdote há 20 anos, quando foi ordenada a primeira promoção das mulheres na Igreja do Reino Unido.

Hoje, e depois de o sínodo geral da Igreja Anglicana ter aprovado a 17 de Novembro a reforma – Cannon 33 – que consagrou a ordenação das mulheres como bispos, Libby mostrou-se “muito emocionada” pela “inesperada nomeação”.

“Neste dia histórico em que a Igreja de Inglaterra anuncia a nomeação da primeira mulher bispo, estou consciente de todos aqueles que me precederam, homens e mulheres, que durante décadas esperaram por este momento”, declarou.

Também o primeiro-ministro britânico, David Cameron, não quis deixar passar em branco o acontecimento, divulgando na sua conta do Twitter: “Parabéns à reverendo Libby Lane por se tornar a primeira mulher bispo da Igreja. É um momento histórico e um grande dia para a igualdade”.  

filipa.moroso@sol.pt