"Aleluia, a malta de Mação [juiz Carlos Alexandre] não perdoa."
Duarte Marques, deputado do PSD, referindo-se ao juiz responsável pela investigação ao ex-primeiro-ministro, José Sócrates
Facebook, 22-11-2014
"Qual a melhor forma de desviar as atenções do escândalo dos vistos gold?"
Edite Estrela, ex-eurodeputado do PS
Facebook, 22-11-2014
"Nem sei o que dizer, não tenho narrativa."
Carlos Carreiras, vice-presidente do PSD
Facebook, 22-11-2014
"A prisão de José Sócrates, ao início da noite no aeroporto de Lisboa, com pelo menos uma câmara de TV de sobreaviso, é, antes de tudo, uma tentativa de humilhação do próprio ex-primeiro ministro."
João Soares, deputado do PS
Facebook, 22-11-2014
"É um terramoto sem precedentes que os poderes judicial e político (os que se opõem e os apoiam José Sócrates) terão, para bem do país, da democracia e do Estado de direito, de saber gerir de forma exemplar."
Daniel Oliveira, ex-dirigente do Bloco de Esquerda
22-11-2014
"Estamos todos por certo chocados com a notícia da detenção de José Sócrates. Os sentimentos de solidariedade e amizade pessoais não devem confundir a ação política do PS, que é essencial preservar."
António Costa, candidato a secretário-geral do PS, numa mensagem enviada aos militantes do partido
22-11-2014
"O PSD não faz comentários sobre matérias de justiça. Isto não se trata de um tema político, portanto não merece nenhum comentário político do PSD."
Marco António Costa, vice-presidente e coordenador do PSD
22-11-2014
"[A investigação que levou à detenção do ex-primeiro-ministro, José Sócrates é uma] investigação independente de outros inquéritos em curso, como o Monte Branco ou o Furacão, não tendo origem em nenhum destes processos."
Nota da Procuradoria-Geral da República
22-11-2014
"Em função da pessoa que é [José Sócrates] não alteramos a nossa posição de princípio, que é a de que deve haver o apuramento de toda a verdade, o funcionamento da investigação e da Justiça e não apressar julgamentos ou condenações."
Jerónimo de Sousa, secretário-geral do PCP
22-11-2014
"O CDS mantém a sua doutrina de sempre: respeitamos a separação de poderes, consideramos que à justiça compete o trabalho da justiça e à política compete o trabalho da política."
Nuno Magalhães, vice-presidente do CDS
Lusa, 22-11-2014
"Falando em geral, há casos em que a solidez daquilo que já está investigado pode justificar a detenção para ouvir, mas noutros casos essa solidez pode levar a que haja primeiro um interrogatório e depois a detenção."
Marcelo Rebelo de Sousa, antigo líder do PSD
Lusa, 22-11-2014
"Ontem, dizia-nos a [coordenadora] Catarina Martins que já não era um problema da fruta estar pobre, é o próprio cesto. Se calhar hoje podemos dizer que hoje, é a fruta, o cesto e a própria frutaria."
João Semedo, sobre os casos de corrupção em Portugal
22-11-2014
"É, obviamente, um dia triste para Portugal e para os portugueses."
Pedro Santana Lopes, antigo primeiro-ministro, sobre a detenção de José Sócrates
22-11-2014
"O PS é um partido que não adopta as más práticas estalinistas de eliminação da fotografia deste ou daquele. O PS assume toda a sua história, dos bons e dos maus momentos."
António Costa, a propósito da detenção de José Sócrates
22-11-2014
"A rocambolesca e provocatória prisão de José Sócrates constitui um verdadeiro golpe de Estado em curso (…) que visa directamente os partidos à esquerda do PSD."
Comunicado do PCTP/MRPP
22-11-2014
"Hoje, eu acho que vale a pena dizer, que não somos todos iguais [os políticos]."
Pedro Passos Coelho
23-11-2014
"Sabemos que o que aconteceu [detenção de José Sócrates] não foi uma coisa trivial, mas não é matéria que, por enquanto, diga respeito à política. Diz respeito à Justiça e é a Procuradoria-Geral da República que deverá dar ao país as explicações que se impõem."
Pedro Passos Coelho
23-11-2014
"[José Sócrates] está óptimo. Está muito melhor do que eu. Está com um estado de ânimo forte."
João Araújo, advogado de José Sócrates
24-11-2014
"Para quem está na Justiça, já nada surpreende. Está a haver um aproveitamento político num caso jurídico. E uma promiscuidade entre política e justiça."
Pinto Monteiro, ex-procurador-geral da República, sobre o caso José Sócrates
RTP, 24-11-2014
"Em Portugal quem está a contas com a justiça não fica sob a alçada da lei, fica completamente nas mãos dos magistrados e se o magistrado tiver a cultura do Dr. Carlos Alexandre tem 99% de probabilidade de ir parar à cadeia, se for com a cultura de outro magistrado tem uma probabilidade muito menor de ir parar à cadeia."
Marinho e Pinto, eurodeputado
TSF, 25-11-2014
"O que vimos nos últimos dias, (…) parece estarmos ante mais uma demonstração da preocupante situação dos Direitos Humanos no nosso País."
Alberto João Jardim, presidente do Governo Regional da madeira
Jornal da Madeira, 25-11-2014
"O meu sentimento é de profunda tristeza. Este é um momento difícil, para o engenheiro Sócrates certamente, mas igualmente para todos os seus amigos que são muitos em Portugal e no estrangeiro."
Pedro Silva Pereira, eurodeputado do PS
Lusa, 25-11-2014
"Há uma concentração de competências em meia dúzia de magistrados. Isso é preocupante, significa que ao longo dos anos não se investiu na investigação deste tipo de crimes, na consolidação de recursos, nas condições de trabalho e inclusive na especialização."
Luís de Sousa, presidente da Transparência e Integridade Associação Cívica
Lusa, 25-11-2014
"Pela primeira vez [é estranho, não é? mas é verdade], Sócrates vai poder explicar-se num processo judicial, de acordo com as suas regras próprias. Nesse processo, o PS não é parte. Ponto final."
Augusto Santos Silva, ex-ministro do PS
Facebook, 25-11-2014
"Os cidadãos devem ser, do ponto de vista dos seus direitos constitucionais e da sua dignidade, tratados todos ao mesmo nível, seja um ex-primeiro-ministro, seja um cidadão comum. Infelizmente, essa mediatização atenta contra o caso concreto do ex-primeiro-ministro."
Guilherme Silva, deputado do PSD
25-11-2014
“ [Sócrates está] muito confiante, está muito bem. Está com uma postura muito filosófica perante os factos todos."
Sofia Fava, ex-mulher de José Sócrates, após a visita ao antigo primeiro-ministro no presídio de Évora
25-11-2014
"Isto é uma malandrice daqueles tipos que actuam e que não fizeram nada. Tem que ver com os malandros que estão a combater um homem que foi um primeiro-ministro exemplar."
Mário Soares, ex-presidente da República, depois de visitar José Sócrates no Estabelecimento Prisional de Évora
26-11-2014
"As declarações do Dr. Mário Soares são absolutamente lamentáveis, são indignas de um Presidente da República, são uma vergonha para o país de que foi o mais alto magistrado."
Rui Cardoso, presidente do Sindicato dos Magistrados do Ministério Público
Lusa, 26-11-2014
"Quem nos observa verifica que as instituições democráticas estão a funcionar com toda a normalidade no nosso país, não me parece que vá ocorrer uma alteração da imagem de Portugal no estrangeiro [por causa da prisão do ex-primeiro-ministro José Sócrates]."
Cavaco Silva, Presidente da República
26-11-2014
"Não vamos julgar na praça pública aquilo que seguramente a justiça virá a demonstrar se há ou não culpa, mas é a imagem do país que está afectada, é a credibilidade desta nossa democracia, é o descrédito da classe política."
António Saraiva, presidente da Confederação Empresarial de Portugal
26-11-2014
"Este processo tem contornos políticos. Não é uma opinião, é um facto. A prisão de um ex-primeiro-ministro tem sempre contornos políticos."
João Araújo, advogado de José Sócrates
Lusa, 27-11-2014
"Então acha que um antigo [primeiro] ministro é agarrado por polícias? Vão a casa buscar-lhe os papéis (…) fazer toda a espécie de tropelias. Põem-no a viver como se fosse um cão, aqui, ali, acolá."
Mário Soares, antigo Presidente da República, sobre a detenção de José Sócrates
TVI, 26-11-2014
"A minha detenção para interrogatório foi um abuso e o espectáculo montado em torno de uma infâmia; as imputações que me são dirigidas são absurdas, injustas e infundamentadas; a decisão de me colocar em prisão preventiva é injustificada e constitui uma humilhação gratuita."
José Sócrates, em comunicado enviado à rádio TSF e jornal Público
26-11-2014
"Não tenho dúvidas que este caso tem também contornos políticos (…). Quero o que for político à margem deste debate. Este processo é comigo e só comigo. Qualquer envolvimento do Partido Socialista só me prejudicaria, prejudicaria o Partido e prejudicaria a Democracia.
José Sócrates, em comunicado enviado à rádio TSF e jornal Público
26-11-2014
"Houve necessariamente violação do segredo de justiça [no caso que envolve José Sócrates], uma vez que a comunicação social foi informada, portanto, alguém violou e eu, como defensora do segredo de justiça, acho fundamental que se faça uma investigação séria."
Cândida Almeida, magistrada do Ministério Público
27-11-2014
"Sou incapaz, por princípio e por educação, de aquilo [caso José Sócrates] que para mim é um caso de justiça como pretexto para o combate político. Não o vou fazer nem o vou fazer nunca."
António Pires de Lima, ministro da Economia
27-11-2014
"[Carlos Alexandre] já podia ter sido promovido à Relação. Mas não, ele gosta é de estar naquele tribunal. E, realmente, compreende-se, o poder é tão grande."
Proença de Carvalho, advogado
TSF, 27-11-2014
"Já fui bastante prejudicado pela decisão que tive na altura, em apoiar o primeiro-ministro [José Sócrates]. Penso também que toda a gente tem o direito à presunção de inocência até que a Justiça dite aquilo que tem de ser resolvido."
Luís Figo, ex-futebolista
27-11-2014
"O que dá intranquilidade é as pessoas poderem ter a ideia de que, havendo pessoas da própria polícia que possam estar envolvidas, ou quadros superiores do Estado, ou pessoas que detêm posições muito elevadas mesmo em termos políticos, que haja a tentação de, como se costuma dizer, abafar o caso, não levar o assunto para a frente, deixar essa situação larvar.
Pedro Passos Coelho, primeiro-ministro
RTP, 27-11-2014
"Há anos que esperava que isso acontecesse [detenção de José Sócrates]. Os indícios eram mais que muitos."
Henrique Neto, ex-deputado do PS
i, 28-11-2014
"[Houve] claras e demonstradas violações do segredo de justiça e fugas de informação [na detenção de José Sócrates]."
Pinto Monteiro, ex-procurador-geral da República
Lusa, 28-11-2014
"Só deixa de ser livre quem perde a dignidade. Sinto-me mais livre do que nunca."
José Sócrates
Expresso, 29-11-2014
"Um partido é também uma relação de afecto e, por isso, quero felicitar os socialistas pela forma exemplar como têm sabido enfrentar uma prova para a qual nunca ninguém está preparado."
António Costa, referindo-se indirectamente à prisão de José Sócrates
29-11-2014
"Sofremos um choque [com a prisão de José Sócrates], todos nós estamos tristes, mas já sofremos outras tempestades nas nossas vidas."
Manuel Alegre, ex-candidato presidencial
29-11-2014
"Posso odiar [José] Sócrates, mas tenho de me bater para que ele beneficie do direito de se defender."
Elina Fraga, bastonária da Ordem dos Advogados
29-11-2014
“ [José Sócrates] só morto é que se cala."
Marcelo Rebelo de Sousa, antigo líder do PSD
TVI, 30-11-2014
"Uma andorinha não faz a primavera e a prisão de um político não mancha a dignidade de todos os outros. O problema é que se calhar há alguns políticos bem piores do que o Sócrates que deviam estar na cadeia."
Marinho e Pinto, eurodeputado
01-12-2014
"É certo que é difícil eu falar. Estou preso, mas não lhes faço o favor de ficar calado."
José Sócrates, em carta enviada à RTP
01-12-2014
“ [José Sócrates] é um homem sério, acredito na inocência dele até ser condenado."
Almeida Santos, presidente honorário do PS
02-12-2014
"O 'sistema' vive da cobardia dos políticos, da cumplicidade de alguns jornalistas, do cinismo das faculdades e dos professores de Direito e do desprezo que as pessoas decentes têm por tudo isto."
José Sócrates, em carta enviada ao Diário de Notícias
04-12-2014
"Vim visitar um amigo. Encontrei-o muito bem. Se puder volto."
António Guterres, antigo primeiro-ministro
04-12-2014
"Vou dizer-vos o que lhe disse quando sai: 'Eu vinha para o animar e, no fundo, foi ele que me animou a mim'."
Fernando Gomes, antigo ministro e autarca do Porto
04-12-2014
"José Sócrates está sempre muito animado. E está sempre muito mais animado do que eu. Eu é que começo a enxofrar."
João Araújo, advogado de José Sócrates
05-12-2014
"Hei-de ir [visitar José Sócrates]. Com certeza que irei visitá-lo nas férias de Natal. Só me ficaria mal se não fosse."
António Costa
Expresso, 06-12-2014
"Encontrei José Sócrates bem, dadas as circunstâncias, e com uma força interior impressionante. (…) Acredito, naturalmente, na inocência."
Pedro Silva Pereira, eurodeputado do PS
06-12-2014
"Se aquilo que aparece na comunicação social em resultado das fugas ao segredo de justiça é tudo o que têm contra o engenheiro José Sócrates não têm rigorosamente nada e temos preso um inocente. Um dia destes ele vai prestar mais um serviço ao país, que é ajudar a fazer a reforma na justiça."
Guilherme Pinto, presidente da Câmara de Matosinhos
07-12-2014
"Chamar a comunicação social para filmar o espectáculo e passar as peças em segredo de Justiça para ir alimentando o próprio espectáculo mediático é promover o julgamento popular e isso, para mim, é pura e simplesmente dar um pontapé na democracia e nos direito humanos, seja com quem for."
Rui Rio, ex-presidente da Câmara Municipal do Porto
11-12-2014
"A justiça mandou uma bomba atómica sobre a democracia, mas, até agora, ainda não provou nada. Portanto, vim visitar um amigo que está aqui detido e não sei qual é a razão por que está detido. E ele também não sabe."
António Campos, histórico do PS, após visita a José Sócrates
13-12-2014
"O alarido reinante sobre o segredo de justiça é artificial. O que se pretende é o julgamento da Justiça."
Maria José Morgado, magistrada
Expresso, 13-12-2014
"Fica patente que a decisão de condenar o meu constituinte à prisão foi tomada, não só para investigar, mas também para o calar."
João Araújo, advogado de defesa de José Sócrates, sobre a decisão de proibir o ex-primeiro-ministro, em prisão preventiva em Évora, de dar entrevistas a órgãos de comunicação social
16-12-2014
"A mensagem principal é dizer-vos que estou aqui como cidadão e que não alinho em palhaçadas, nem em devassa da vida interna. E como estou aqui como cidadão numa visita particular, não tenho nada que me pronunciar sobre ela."
Pinto da Costa, presidente do FC Porto, antes de visitar José Sócrates no estabelecimento prisional de Évora
16-12-2014
"[O motorista do antigo primeiro-ministro, João Perna,] nunca foi a Paris, nunca levou malas de dinheiro para Paris e o carro do senhor engenheiro José Sócrates nunca passou de Espanha."
João Araújo, advogado de José Sócrates
18-12-2014
Lusa/SOL