A informação foi avançada num comunicado enviado pela EDP, que detém 77,5% da EDP-Renováveis, à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
"O âmbito da transacção abrange 84 MW [megawatts] em operação, com uma idade média de quatro anos, bem como 237 MW em desenvolvimento, remunerados de acordo com os contratos celebrados a longo prazo para vender a electricidade produzida por 20 anos", precisa o comunicado.
De acordo com a EDP, na aquisição da participação accionista de 49% nos parques eólicos em operação em desenvolvimento, "a CWEI-Brasil vai investir um total de 364,8 milhões de reais [111 milhões de euros], incluindo R$100,8 milhões [30,6 milhões de euros] em contribuições de co-investimento futuro estimados para os projectos actualmente em desenvolvimento".
A conclusão da operação deverá ocorrer durante o primeiro semestre de 2015 e está sujeita às aprovações regulatórias, adianta o documento hoje enviado à CMVM.
"Estes investimentos da CWEI-Brasil serão considerados para efeitos do cumprimento do Acordo de Parceria Estratégica, em relação ao investimento total de 2 mil milhões de euros a efectuar pela CTG (incluindo co-financiamento de investimento operacional) em projectos de produção de energia renovável operacionais e prontos a construir", esclarece ainda a eléctrica portuguesa.
Lusa/SOL