O cargueiro Hoegh Osaka, registado em Singapura, tinha acabado de sair do porto de Southampton com destino à Alemanha quando a tripulação deu conta de que estava a tombar para a direita. Rapidamente os marinheiros direccionaram o navio para o banco de areia ali próximo, de forma a que não tombasse completamente. Todos os 25 tripulantes foram depois resgatados por helicóptero ou barco.
Não se conhece ainda o estado das viaturas que compunham a carga, apenas se sabe que quase todas eram de gama alta. Entre os veículos estão 1.200 Jaguar e Land Rover, 65 Mini e um Rolls Royce. Já houve várias tentativas para colocar o Hoegh Osaka em posição de navegar outra vez, mas a maré baixa impediu os trabalhos.
Neste caso a utilização do Bramble Bank para encalhar o navio foi intencional, mas a zona é conhecida pelos seus perigos. Em 2008, o cruzeiro Queen Mary II encalhou lá com 1.700 passageiros a bordo, sendo libertado pouco depois por rebocadores. Numa nota mais ‘humorística’, o banco de areia costuma ser usado por membros de dois clubes de vela locais em alturas de maré muito baixa, quando fica terreno a descoberto. Vão para lá organizar um jogo de cricket uma vez por ano.