As vendas das marcas do grupo SIVA, que engloba as marcas Volkswagen, Skoda, Audi, Bentley, Lamborghini e Volkswagen Veículos Comerciais, foram divulgadas esta quarta-feira e revelam um crescimento de 37% na Volkswagen, 36% da Skoda e 33% na Audi.
A gama Volkswagen Golf, os Skoda Octavia, a gama Audi A3 e a pick-up VW Amarok foram os modelos campeões de vendas das marcas da SIVA. Quanto às marcas desportivas de luxo Bentley (quatro unidades vendidas) e Lamborghini (um carro apenas), continuam a ter um peso residual nas vendas.
Em comunicado, o administrador executivo da SIVA, Fernando Monteiro, mostrou-se satisfeito com os resultados alcançados pela empresa, que “reforçou o seu posicionamento estratégico de liderança do mercado automóvel em Portugal e, sobretudo, alcançou quotas de mercado sustentáveis e “rentáveis”. Para este ano o gestor prevê mais crescimento: “Para 2015, num mercado global que voltará por certo a crescer, queremos continuar a ser a referência no sector”.
Segundo os dados revelados pela SIVA, a divisão de veículos comerciais não obteve a mesma performance das restantes marcas, pondo até em risco a liderança no mercado de ligeiros de passageiros e comerciais. Com um crescimento de ‘apenas’ 18,9%, a Volkswagen Veículos Comerciais baixou a quota de 9,9% para 8,2%, vendo escapar as concorrentes francesas Renault, Citroën e Peugeot.