"Birdman (ou a inesperada virtude da ignorância)", que se estreou em Portugal na passada quinta-feira, está nomeado em categorias como melhor realização, melhor comédia ou musical, argumento e representação (Michael Keaton, Edward Norton e Emma Stone), de acordo com o anúncio efetuado pela organização, no passado mês de dezembro.
Com cinco nomeações segue-se "Boyhood: Momentos de uma vida", de Richard Linklater, há mais de um mês em exibição em salas portuguesas.
Nas categorias de televisão, a minissérie "Fargo", com Billy Bob Thornton e Morgan Freeman, lidera os Globos de Ouro com cinco nomeações, seguida de "True Detective", com quatro.
No cinema, para o Globo de Ouro de melhor realização, estão indicados, além de Iñárritu, Wes Anderson ("Grand Budapest Hotel"), Ava Duvernay" ("Selma"), David Fincher ("Em parte incerta") e Richard Linklater.
Em "melhor drama" competem "Boyhood: Momentos de uma vida", "Foxcatcher", "The imitation game" ("O jogo da imitação"), com estreia marcada para o próximo dia 15, "Selma" e "The theory of everything" ("A teoria de tudo"), sobre Stephen Hawking, com a chegada às salas portuguesas de cinema anunciadas para o dia 29 de janeiro.
Para o Globo de Ouro de melhor comédia ou musical estão indicados os filmes "Birdman", "Grand Budapest Hotel", "Caminhos da Floresta", com Meryl Streep, "Pride", e "St. Vincent" ("Um santo vizinho"), protagonizado por Bill Murray.
Para o prémio de melhor série televisiva de comédia estão nomeadas "Girls", "Jane The Virgin", "Orange is the New Black", "Silicon Valley" e "Transparent".
Na categoria de melhor série dramática estão nomeados "House of Cards", "The Good Wife", "The Affair", "Downton Abbey" e "A Guerra dos Tronos".
O Globo de Ouro de melhor filme estrangeiro será disputado por "Force Majeure turist" (Suécia), "Gett: The trial of Viviane" (Israel), "Ida" (Polónia/Dinamarca), "Leviathan" (Rússia) e "Tangerines Mandariinid" (Estónia).
"Ida" venceu, no passado mês de dezembro, os prémios de melhor filme e de melhor realizador da Academia Europeia de Cinema, entre outras distinções, assim como o Prémio Lux do Parlamento Europeu.
A 72.ª edição dos Globos de Ouro, em Los Angeles, Califórnia, tem apresentação de Tina Fey e Amy Poehler e realiza-se a menos de uma semana do anúncio das nomeações para os Óscares, marcada para a próxima quinta-feira.
As nomeações e resultados dos escolhidos pela Associação de Imprensa Estrangeira em Hollywood podem ser seguidos em www.goldenglobes.com.
Lusa / SOL