O site WebMD falou com vários especialistas que apresentaram 6 motivos pelos quais pode não estar a conseguir perder peso:
1. Anda demasiado 'na moda'
Todas as semanas parece que surgem novas dietas ou teorias sobre o que faz bem e o que não faz. Estas ‘modas’ tornam as pessoas confusas, mas não use isso como desculpa.
“As pessoas tendem a usar estas constantes mudanças como desculpa para comerem aquilo que querem”, afirma a médica Maryann Jacobsen. Não caia no erro de seguir todas as modas que aparecem. Isso só piora a sua saída.
Solução: A nutricionista Carolyn Brown aconselha-o a ler estudos sobre as dietas que vão aparecendo. É importante perceber se são fidedignas e até adequadas para o que pretende.
2. Está numa etapa nova na vida
A vida está cheia de mudanças. As crianças vão para a escola, muda de emprego, muda de casa. Tudo isso faz com que perca a noção daquilo que come.
“Quaisquer mudanças na sua vida, ainda que positivas, podem causar ansiedade e, muitas vezes, pode, inconscientemente, comer para se acalmar”, refere a nutricionista.
Solução: Quando aquilo que come é influenciado pelas alterações na sua vida, o mais provável é precisar de terapia e não de uma dieta. Brow aconselha a que recorra a um psicólogo ou, por exemplo, que faça acupunctura para relaxar.
3. Vá-se adaptando, à medida que os anos passam
Com o passar dos anos, o seu metabolismo desacelera, logo tem de se adaptar a dieta às suas necessidades. No caso das mulheres que estão na menopausa, as hormonas também têm um papel importante. Escolha um regime alimentar adequado à sua idade e actividade diária.
Solução: Recorra a algo que resulta sempre: exercício físico. Se a isto juntar uma dieta equilibrada, deverá ser o suficiente para perder peso. “Estudos compravam que as mulheres que praticam desporto regularmente não ganham tanto peso quanto aqueles que não fazem exercício físico”, explica Jacbson.
4. Não dorme o suficiente
Está mais que provado: as pessoas que dormem pouco, comem mais. A falta de sono faz ainda com que tomemos decisões erradas quanto àquilo que devemos comer. Isto é, recorremos a alimentos mais calóricos.
Solução: Tentar dormir tranquilamente durante a noite. Para isso, vá para a cama todos os dias à mesma hora e evite as bebidas com cafeína no final do dia.
5. Está a perder músculo
Maryann Jacobsen explica que, a partir dos 30 anos, começamos a perder músculo anualmente.
Solução: Escolha um desporto que ajude a manter a sua massa muscular. Por exemplo, que tal experimentar yoga?
6. Não seja tão rigoroso
Muitas pessoas recorrem a dietas que os obriga a contar calorias ou que são extremamente rígidas. Essas pessoas, por norma, não aguentam esses regimes por muito tempo e, quando param, ganham ainda mais peso do que o que perderam.
Solução: Não seja tão duro consigo mesmo. Comece a tentar perceber quando é que tem fome e quando está satisfeito. E não se esqueça que as bebidas também são calóricas – o ideal é beber apenas água.