É oficial: 2014 foi o melhor ano de sempre no turismo em Portugal

O ano 2014 já ganhou o título de melhor de sempre para a indústria turística em Portugal. É que as receitas geradas pelo turismo até Novembro já ultrapassaram o total de 2013, que detinha este recorde.

Nos primeiros onze meses do ano passado, as receitas superaram os 9,626 mil milhões de euros, valor que compara com os 9,249 mil milhões registados em 2013, segundo dados divulgados hoje pelo Banco de Portugal.

Julho, Agosto e Setembro, que coincidem com a época alta, foram os meses que mais contribuíram para os resultados, representando 3,933 mil milhões de euros em ganhos.

Já quanto à despesa, ou seja, os gastos turísticos dos portugueses no estrangeiro, fixaram-se nos 3,055 mil milhões de euros até Novembro.

Esta tendência de crescimento já tinha sido evidenciada, por exemplo, no sector da hotelaria. Em Outubro último os números do Instituto Nacional de Estatística mostraram que os 1,987 mil milhões de proveitos dos estabelecimentos hoteleiros já tinham superado o total alcançado em 2013, que tinha ficado nos 1,975 mil milhões.

Já em Novembro, os hotéis em Portugal voltaram a bater recordes, somando pela primeira vez proveitos superiores a dois mil milhões de euros.

ana.serafim@sol.pt