“O número de turistas internacionais chegou aos 1,138 mil milhões em 2014, mais 51 milhões do que em 2013. Com um aumento de 4,7%, este é o quinto ano consecutivo de crescimento acima da média desde a crise económica de 2009”, evidencia o barómetro deste organismo das Nações Unidas.
Por regiões, as chegadas internacionais subiram 7% nas Américas, 5% na Ásia/Pacifico, 4% tanto na Europa como no Médio Oriente e 2% em África.
“Nos últimos anos, o Turismo provou ser uma actividade económica surpreendentemente forte e resiliente e um contribuinte fundamental para a recuperação económica”, frisa o secretário-geral da OMT, Taleb Rifai.
E, continua a organização, “o crescimento das receitas internacionais de turismo em 2014 deverá acompanhar de muito perto o crescimento verificado nas chegadas”, antecipando os resultados que serão divulgados em Abril. Em 2013, este indicador ascendeu a 1,197 biliões de dólares (mil milhões de euros).
Para 2015, a OMT prevê uma subida nas chegadas internacionais de turistas entre 3% a 4%.
A queda do preço do petróleo terá um impacto positivo na indústria aérea e no poder de compra, sublinha a OMT, ainda que também saliente o reverso da medalha. Os países exportadores desta matéria-prima são dos que mais têm crescido enquanto emissores de turistas para o estrangeiro. E a redução do valor do ‘ouro negro’ poderá ter impactos nestas economias, levando à redução das deslocações.