A Apple revelou esta semana ter vendido 74,5 milhões de iPhone nos últimos trimestres de 2014. Já a Samsung apresentou um valor mais global para o mesmo período, 95 milhões telemóveis, não especificando quantos deles eram smartphones. As vendas da marca coreana terão ficado entre 71 e 76 milhões de smartphones nos meses de Outubro, Novembro e Dezembro, pelo que é difícil declarar um vencedor para esse período.
Os principais analistas do sector dividem-se na altura de fazer conjecturas, mas são mais favoráveis à Apple, cujas vendas trimestrais cresceram 46% face ao mesmo período de 2013, muito graças à performance no gigantesco mercado da China. Já os totais da Samsung, não sendo conhecidos a fundo, é garantido que desceram dos mais de 80 milhões de smartphones do último trimestre de 2013, mas também é certo que no acumulado do ano ficaram muito acima das vendas da Apple.
A Counterpoint Research dá a vitória à marca da maçã, afirmando que a Samsung vendeu 73,8 milhões de smartphones no último trimestre, sendo essa a aposta também da Creative Strategies. Pelo empate está a Strategy Analytcs, que dá às duas empresas as mesmas vendas e share de mercado: 74,5 milhões e 19,6%, respectivamente. Mais cautelosa ainda é a IDC, que estima uma vitória ligeira para a Samsung, com 75,1 milhões de unidades.
Os restantes lugares no top 5 das vendas de smartphones são menos arriscados de avançar: a Lenovo consegue o ‘bronze’, seguida da Huawei e da Xiaomi, marca chinesa que também teve um grande crescimento, apesar de ter lançado o seu primeiro smartphone apenas em 2011.