Maior rede mundial de hotéis investe no país

O Intercontinental Hotels Group (IHG), o grupo hoteleiro com mais quartos em todo o mundo, está a reforçar o negócio em Portugal. E tem apostado em expandir tanto as marcas de luxo como as mais económicas.

De uma assentada, nos últimos meses de 2014 tomou conta de três hotéis no país. Um foi o antigo Meridien e Tiara, perto do Parque Eduardo VII, agora denominado Intercontinental Lisbon. Outro foi o Holiday Inn Express perto da Avenida da Liberdade, também em Lisboa. No Porto, onde já explorava o Intercontinental Palácio das Cardosas, passou a ter também um Crowne Plaza.

“Após muitos anos, a Intercontinental volta à cidade”, salienta ao SOL o director do Intercontinental Lisbon, Giuseppe Vincelli. Com mais de 300 quartos, este cinco estrelas merecerá para já um investimento de 2,5 milhões de euros para remodelar as áreas públicas. O processo deverá estar concluído em Junho.

“É o casamento perfeito entre uma marca que é forte no turismo de negócios e de lazer e um proprietário que quer desenvolver Lisboa como destino turístico”, ressalva, valorizando a segurança da cidade e o seu perfil para receber conferências ou escapadelas de dois ou três dias (short breaks). O grupo prevê que apenas 10%dos clientes desta unidade sejam portugueses.

Por norma, o IHG não constrói. Opta por arrendar imóveis que transforma em hotéis, assegura a gestão hoteleira, ou cede as suas marcas – nove no total – a terceiros. Actualmente, tem mais de 4.700 hotéis em 100 países. E o seu programa de fidelização abrange 82 milhões de clientes.

Em Setembro passado, o grupo fechou um acordo com a Hotelgal, que lhe permitiu ter o Intercontinental em Lisboa, mas também introduzir a Crowne Plaza no Porto (o ex-Park Atlantic), na Avenida da Boavista.

Mais marcas, mais públicos

Na Invicta a ideia é complementar o negócio, segmentando a operação. No Palácio das Cardosas, hotel perto da Estação de São Bento que explora desde 2011, o posicionamento é de luxo – há mais público estrangeiro (europeu, sul e norte-americano) que viaja em lazer.

Já no Crowne Plaza, a ideia é captar também quem se desloca em negócios e acolher eventos empresariais, explica Eric Viale, responsável pelas duas unidades. Neste cinco estrelas, os hóspedes portugueses representarão entre 30% a 40%.

Com uma taxa de ocupação na casa dos 70%, “o objectivo é dobrar a rentabilidade do Crowne Plaza Porto em dois anos”, antecipa, sem dar mais dados. Até Março serão aplicados 2,5 milhões de euros para renovar a zona de reuniões e fazer adaptações aos padrões da marca.

Eric Viale faz um balanço positivo da performance das duas unidades e acredita que o turismo no Porto continuará a crescer. “A presença de marcas internacionais também potencia a exposição do destino”. Com a maior promoção, Portugal e o Porto deixaram de ser “uma espécie de segredo bem guardado”, graceja. E defende que a cidade deve assumir-se como destino de convenções e congressos internacionais porque “minimiza o impacto da sazonalidade e complementa o turismo de lazer”.

De olho nas oportunidades

Apesar da crise, o gigante britânico da hotelaria acredita em Portugal, onde o turismo está a crescer a dois dígitos. “Face há três anos, há um sinal de recuperação. Acredito que o pior já terá passado”, sustenta o director do Porto, de nacionalidade francesa.

“Mantemos o interesse em desenvolver mais hotéis. A ideia é tornarmo-nos dominantes. Mesmo que Portugal seja um mercado pequeno, comparado com outros, é muito interessante”, concorda Vincelli.

Os responsáveis do IHG em Portugal antecipam que há potencial em Lisboa e no Porto para ter, por exemplo, a marca Indigo, dedicada a hotéis boutique, com localizações centrais. Na capital, existe até um projecto para o antigo convento Corpus Christi, na Baixa. E o IGH diz estar “activamente à procura” de mais oportunidades.

Unidades económicas em expansão

Com 13 hotéis em Portugal, o grupo IHG também tem assistido à expansão da sua rede mais económica Holiday Inn Express. Desde 2006 que o grupo português Palminvest tem a franquia desta marca, detendo quatro unidades.

A mais recente – um três estrelas com 108 quartos – foi inaugurada em Dezembro, no centro de Lisboa, após um investimento de 13 milhões de euros. E já há planos para até 2020 ter mais dois Holiday Inn Express na cidade e um no Porto, indica o administrador Eurico Almeida.

“É uma marca que sofre muito pouco com as flutuações económicas”, justifica. E assegura que a facturação tem subido nos últimos anos. Em 2014 ficou nos cinco milhões de euros e este ano chegará aos 8,5 milhões.

A presença de grupos como o IHG ajuda a “puxar pelo preço” cobrado nos hotéis portugueses, acredita. Esse é, aliás, o maior desafio que os responsáveis da companhia apontam à hotelaria nacional, a par do estimulo às ligações aéreas.

“O único caminho para Lisboa e Porto crescerem é através do preço e não apenas pelas taxas de ocupação. O mercado português recuou a um nível maior do que outros mercados europeus. Deve haver um esforço comum para subir as tarifas. Mas também não podemos subir nos preços, se não subirmos em qualidade”, afiança Giuseppe Vincelli.

ana.serafim@sol.pt