Dos relvados para as vinhas

Foram grandes estrelas do futebol, defenderam as cores do Real Madrid e no final das suas carreiras decidiram enveredar por um projecto que nada tem que ver com a bola redonda ou com os relvados: produção de vinho. A iniciativa partiu de Manolo Sanchís, antigo defesa central do Real Madrid e vencedor de duas Ligas…

«Foi apenas um pretexto para estarmos todos juntos várias vezes ao ano», diz-nos Sanchís, relembrando o nome dos seus amigos, sócios neste projecto. Entre eles vamos encontrar futebolistas como o avançado Butragueño, os médios Míchel e Martín Vásquez, o defesa central Aitor Karanka, os tenistas Emilio Sánchez Vicario e 'Pato' Clavet, o cantor Miguel Bosé e o modelo Andrés Velencoso, entre outros.

Hoje com 20 ha de vinha e com a ajuda de outro sócio, o conhecido enólogo espanhol Ignacio de Miguel, o projecto Casalobos continua a ser uma reunião de amigos, mas não deixa de ser também profissional. Em Montes de Toledo, entre os rios Tejo e Guadiana, não muito longe de Madrid e numa região sem qualquer tradição vinícola, Casalobos tem as suas vinhas numa zona de microclima – área soalheira – e plantadas entre os 700 e os 800 metros de altitude. Aí cresceram castas como o Syrah, Cabernet Sauvignon, Petit Verdot e Tempranillo (a nossa Tinta Roriz) e é a partir daqui que se fazem os vinhos Casalobos e dos quais fizemos uma prova das colheitas de 2004, 2005, 2006, 2007 e 2008.

Gostei muito da de 2004, que apresentou um carácter frutado em detrimento da madeira, o que é óptimo. Mostrou-se muito equilibrado, com notas de eucalipto, alecrim, balsâmicas e muita frescura. No entanto, a minha preferência foi para a colheita de 2007, precisamente aquela que está agora no mercado e que chegará a Portugal dentro de poucos dias. É um vinho que se pode dizer estar perfeito. Muitos aromas de bosque, notas de cacau, taninos maduros e cremosidade, apresentando uma boca persistente e longa. Grande vinho este, do qual se engarrafaram 90.000 garrafas bordalesas em Setembro de 2009. Casa à mesa com carnes de todo o tipo, até caça. Quando o virem nas prateleiras, lembrem-se que nasceu da amizade de um grupo de 14 pessoas (estrelas em várias áreas) que só queriam um pretexto para estar juntas. Depois, bebam-no e vejam no que dá a amizade. 

jmoroso@netcabo.pt

CASALOBOS
Ano: 2007
Castas: 
Cabernet Sauvignon (40%), 
Syrah (35%), 
Petit Verdot (17%) 
e Tempranillo (8%)