"É um jogo de risco elevado, à partida terá aproximadamente 47.000 adeptos, significa isso que é o jogo Sporting-Benfica com mais assistência nos últimos 11 anos, ou seja desde a inauguração do novo estádio José Alvalade", afirmou o subintendente Pedro Pinho, em conferência de imprensa.
Como habitualmente, a PSP não indicou o número de agentes envolvidos na operação policial, garantindo apenas que será destacado "o efectivo considerado necessário".
O responsável policial lembrou que o encontro, referente à 20.ª jornada da I Liga de futebol, não será o único dérbi do fim-de-semana, uma vez que os dois clubes lisboetas vão defrontar-se sábado, no pavilhão da Luz, para a liga de futsal.
Pedro Pinho referiu que o Sporting cedeu ao Benfica 2.700 bilhetes e garantiu que a PSP vai acompanhar os adeptos 'encarnados' até Alvalade, esperando que estes possam chegar "pouco antes da abertura das portas", prevista para as 18:00".
Na conferência de imprensa, realizada no Comando Metropolitano da PSP de Lisboa (Cometlis), em Moscavide, Pedro Pinho referiu que a operação policial é bastante semelhante a anteriores, admitindo que "poderá ser feito um ligeiro acerto em relação ao trajecto final do autocarro do Sporting".
Pedro Pinho disse ainda que no encontro de domingo vai ser atingido o número de 1,1 milhões de adeptos nos dois estádios desde o início da temporada.
De acordo com o subintendente, nos 34 jogos disputados desde o início da época — contabilizando a Eusébio Cup e o Troféu Cinco Violinos — passaram "mais de 500.000 adeptos no estádio José Alvalade e mais de 580.000 no estádio da Luz".
O dérbi lisboeta entre o Benfica, líder do campeonato, com 49 pontos, e o Sporting, terceiro, com menos sete, da 20.ª jornada da I Liga, está marcado para domingo, com início às 20:00 horas, no Estádio José Alvalade, em Lisboa, e terá arbitragem de Jorge Sousa (Porto).
Lusa/SOL