Um trabalho de luxo

Trabalhar com vista para a natureza, lareira por perto e estacionamento gratuito é considerado um luxo. Mas em Cascais, durante uma semana, é um luxo que está ao alcance de qualquer um e de forma gratuita graças à ‘Open Work Week’, promovida pelo CoworkCascais que decorre até 27 de Fevereiro. Para além de assinalar um…

Situado a poucos minutos dos principais acessos para Lisboa, o CoworkCascais dispõe de três salas em regime de open-space (uma delas com lareira) postos de trabalho individuais, sala de reuniões, internet wireless e por cabo, copa e zona lounge com direito a vista para a serra de Sintra. O espaço tem capacidade para 30 pessoas, já conta com vários coworkers residentes e reúne profissionais de diferentes áreas e de diferentes partes do globo.

Isabel e Paulo são dois profissionais que estão a usufruir desta iniciativa de forma gratuita e destacam a vantagem de se manterem «mais focados do que em casa, onde existem outros estímulos, que acabam por diminuir o meu nível de produtividade. A interacção e a dinâmica do espaço torna-se mais motivante para desenvolver a nossa actividade, sendo que os contactos que podem surgir desta interacção podem ser positivos a nível  profissional», realça Isabel que trabalha na área da consultoria de Marketing. Já Paulo,  que habitualmente desenvolve a sua profissão de agente de telecomunicações nas instalações dos clientes, reservando a componente administrativa de suporte ao negócio para a desenvolver a partir de casa, destaca «desde logo o trabalho em clima empresarial que potencia a ‘saúde mental’ necessária para o exercício de uma actividade tão absorvente como a nossa».

A ideia partiu dos sócios Francisco Monjardino (Webdesign), Gonçalo Monteiro (IT Consulting) e Jorge Falcão (Vídeo) que criaram o primeiro espaço de coworking de Cascais. Também eles trabalhadores independentes com necessidade de melhorar as condições de trabalho, de alargar horizontes e de ter contacto com pessoas, pretenderam com este espaço «criar uma solução para separar a vida profissional da pessoal, sair do isolamento de casa e ainda conhecer outros profissionais, promovendo o networking e mantendo um controlo de custos razoável», afirma Francisco Monjardino, um dos co-fundadores do projecto.

Com a iniciava ‘Open Work Week’, os sócios querem proporcionar a outras pessoas a experiência de trabalhar num cowork. «Queremos que sintam a dinâmica do coworking para que realizem como uma pequena mudança pode de facto mudar as suas vidas». Para além das vantagens deste modelo de trabalho o co-fundador relembra que CoworkCascais goza ainda de duas características especiais: «fica ao lado da praia mais emblemática da linha e tem uma vista de campo indescritível!».

patricia.cintra@sol.pt