Os vencedores do concurso internacional "30 Under 30", destinado a jovens fotojornalistas de todo o mundo com menos de 30 anos, que tenham documentado temas da sociedade, foram anunciados hoje no site da rede internacional Ideas Tap, parceira desta iniciativa.
O trabalho dos 30 vencedores estará exposto de 21 a 24 de Março, no "The Photography Show", em Birmingham, para profissionais do fotojornalismo, fotografia e da cultura.
Além disso, os trabalhos serão divulgados nos sites da Magnum Photos e do The Photography Show e estarão nomeados para três 'people's choice' awards [prémios de escolha do público], que serão votados através das redes sociais.
Mário Cruz, 27 anos, fotojornalista da agência Lusa, candidatou-se com um trabalho sobre a crise em Portugal, retratando a realidade de quem vive em locais abandonados de Lisboa. José Sarmento Matos, 26 anos, "freelancer", concorreu com uma reportagem sobre pessoas que tentam ultrapassar traumas relacionados com violência. Este trabalho foi, disse à Lusa o fotojornalista, foi feito em parceria com a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) e deverá ser editado este ano em livro.
Mário Cruz venceu em 2014 o prémio de fotojornalismo da Estação Imagem, com o trabalho "Cegueira recente". A reportagem "Roof", candidata a "30 Under 30", esteve em destaque no final do ano passado no diário norte-americano The New York Times.
José Sarmento Matos, que se reparte actualmente entre Lisboa e Londres, já teve trabalho publicado nos jornais The Guardian, The Sunday Times, Público e Financial Times, que o distinguiu recentemente por causa de um trabalho em Londres.
Os vencedores foram escolhidos por um júri constituído pela fotojornalista Gemma Padley, o editor de fotografia da Financial Times Weekend Magazine, Josh Lustig, e pelos fotógrafos da Magnum Chris Steele-Perkins e Moises Saman.
Lusa/SOL