A praça de touros do Campo Pequeno em Lisboa 'vestiu' as cores da LG. Falamos da Innofest, a feira internacional da marca sul coreana, onde as novidades e apostas da marca para o mercado de consumo têm lugar.
E um lugar tão imponente como essa praça mereceu dispositivos à altura e gamas completas. Foi com o lema ' Innovation for Better Life', que encontrámos televisões, smartphones, aspiradores inteligentes, tablets, frigoríficos, relógios inteligentes e até ar condicionado, um outro mundo repleto de tecnologia.
As televisões tiveram lugar de destaque, mercê do 'boom' das SmartTV´s e das apetências para esse mercado. Em Portugal os números da marca rondam um créscimo de 16% de subida nas vendas, um sinal positivo do mercado e de consolidação da marca. E por isso fez-se representar por todas as gamas, modelos de diferentes tamanhos e 'stands' para ir ao encontro às preferências ou necessidades do utilizador. Vale a pena falar nos OLED, com o vigor dos detalhes e contrastes. Os UltraHD também marcaram presença, e o imponente 105UC9 surpreendeu. Nada mais que 105 polegadas de ecrã que emanam qualidade, detalhe e construção. A melhor 'montra' da marca em tamanho gigante.
Comum em todas as gamas é o sistema sui generis. Fácil, animado e optimizado para o utilizador, denomina-se WEbOS. Falamos da interface da marca, um animado menu que quebra com o habitual, e por vezes enfadonho, menu de instalação. Aqui há uma interacção com o utilizador e até um boneco, que ajuda na rápida ligação, preferências e no acesso a aplicações online. Está presente em toda a gama da marca e foi anunciado a chegada da versão WebOS 2.0 para Março.
A acompanhar as TV´s, as novas colunas da marca que oferecem o som necessário… e uma novidade. O Music Flow. Permite-nos decidir, aceder e misturar sons através do nosso smartphone. São colunas que podemos emparelhar com o nosso dispositivo (smartphone ou tablet) e sob preferências, disfrutar da nossa lista musical. Coluna direita, esquerda ou mesmo em conjunto, dando ênfase ao melhor som.
Mas neste certame não faltaram dispositivos merecedores de atenção. Destacamos o aspirador Kompressor, que se vale de um novo motor, novas rodas mecânicas e três sensores. Estes sensores, dois no corpo e um na pega, reconhecem o movimento e trajectórias e permite-lhe seguir o utilizador. É ainda totalmente desprovido dos incómodos fios. Basta pegar e aspirar.
Comprovamos a utilidade do novo sistema de portas duplas dos frigoríficos. Um solução inteligente e deveras promissora na poupança de energia. E se falamos na poupança energética, o que dizer das máquinas de lavar? Para além da energia, frisam o cuidado ambiental com o aproveitamento das águas. Há uma optimização da lavagem na versão TURBOWASH, o que diminui um terço do tempo da lavagem, para além de uma redução de até 42% de energia. Louvável e tão 'verde'.
Por último e repleto de atenção, estava a nova coqueluche da marca para os smartphones. Falamos do G Flex2, apresentado em Las Vegas e que estava aqui presente para delícia dos convidados. Renovado, melhorado e cuidado, perdeu tamanho mas ganhou eficácia. O ponto comum negativo eram as suas dimensões, e a marca soube ouvir, reduzindo as 6'' para 5,5. Uma melhorada ergonomia, ideal para manusear com apenas uma mão e ao mesmo tempo suficiente para desfrutar da curvatura do ecrã. Ganhou também resolução, passando agora o ecrã a ser FullHD. Há também novas cores no portfólio, com a chegada do vermelho, e uma melhoria considerável na 'cura' da capa traseira. Asseguram 3 minutos para se livrar dos riscos. Possui 32GB de espaço e 2G de RAM, e as outras características são semelhantes ao seu irmão, o galardoado G3, caso da câmara ou conectividade. Depois à a simbiose com o Android e todas as suas potencialidades.