Estilistas de palmo e meio no IPO

Nove meninas com diagnóstico de cancro, em tratamentos no IPO de Lisboa,  participaram na criação da nova colecção do designer Filipe Faísca. A iniciativa partiu da Fundação Rui Osório de Castro, instituição de solidariedade social sem fins lucrativos que apoia a oncologia pediátrica.

Para Mariana Oliveira, directora-geral da Fundação “esta acção apela à vertente criativa e feminina das nove meninas, sobretudo quando atravessam um período mais frágil devido à doença, proporcionando assim momentos de distracção e de bem-estar emocional. Desta vez, contámos com a participação do designer Filipe Faísca que se aliou à nossa missão, a de informar e sensibilizar sobre a causa oncológica pediátrica”. O dia foi marcado por sorrisos e muito espirito crítico já que as crianças foram desafiadas a desenharem a sua visão do amor, inspirando-se em rosas e nas suas pétalas,  sob o olhar atento do designer. 

“Give and Take, é nisto que se resume este workshop. Trata-se de um desafio muito interessante porque o desenho é uma forma de comunicar sentimentos, emoções, sem ser preciso recorrer a palavras e as crianças representaram isso mesmo, de um modo autêntico e espontâneo”,  defendeu  Filipe Faísca.

A  acção contou também com a presença da fotógrafa Isabel Saldanha que capturou os momentos destas pequenas estilistas. “O maior desafio de fotografar um workshop destes é assumir a normalidade de tudo. E lembrar permanentemente que tudo o que estas crianças querem ser é miúdas normais”, realçou.