Varoufakis manifesta confiança num acordo dentro de ’48 horas’

O ministro das Finanças grego manifestou-se hoje confiante com a possibilidade de alcançar um acordo “dentro de 48 horas” com os parceiros da zona euro, depois de a Grécia ter rejeitado uma proposta de compromisso apresentada pelo Eurogrupo.

Varoufakis manifesta confiança num acordo dentro de ’48 horas’

"Não tenho dúvidas de que dentro das próximas 48 horas a Europa será capaz de apresentar [um documento] para começarmos o verdadeiro trabalho e estabelecer um novo contrato" para a Grécia", afirmou Yanis Varoufakis numa conferência de imprensa em Bruxelas.

Varoufakis reiterou a vontade de encontrar com os parceiros do euro um acordo que garanta uma "solução honrosa" para todos, mas advertiu que Atenas não aceita um ultimato da União Europeia (UE).

"Na história da UE nada de bom surgiu com um ultimato", vincou o ministro no final da reunião de hoje do Eurogrupo, em Bruxelas.

Varoufakis falava em conferência de imprensa após a reunião dos ministros das Finanças da zona euro ter terminado mais cedo que o previsto, depois de a Grécia ter rejeitado liminarmente uma proposta de compromisso apresentada pelo Eurogrupo.

O governo grego rejeitou uma primeira proposta de compromisso apresentada pelo Eurogrupo, com fonte governamental a considerá-la "absurda" e "inaceitável", já que implicava que a Grécia prolongasse e concluísse o actual programa de assistência financeira.

Lusa/SOL