O Renegade é o modelo mais pequeno da Jeep, mas nem por isso deixa de ser um pequeno faz-tudo. Os cinco lugares que oferece servem o seu propósito, notando-se apenas um espaço mais curto para as pernas no banco de trás e um suporte mais pequeno no assento do condutor. A bagageira de 350 litros não é enorme, mas está ao nível de vários carros do segmento C e com os bancos de trás rebatidos chega aos 1.300 litros, mais do que suficientes para um fim-de-semana 'radical' a dois.
Depois, há alguns detalhes estéticos que fazem do Renegade um verdadeiro elemento da família Jeep, como as sete tradicionais barras na grelha frontal, a inscrição 'Since 1941' acima do ecrã multifunções (alusiva ao ano em que surgiu o primeiro Jeep, o Willys), e o desenho estilizado da grelha original colocado nas colunas de som das portas.
Em termos de condução, é um SUV pequeno e leve, pelo que os motores 1.4 a gasolina de 140 cavalos ou 1.6 a gasóleo de 120 cavalos estão perfeitamente aptos a movimentar este pequeno gigante. Depois, vale a pena referir que a suspensão é elevada, tal como a posição de condução e a altura do capô (paga Classe 2 nas portagens se não houver Via Verde instalada), o que inspira confiança para atacar estradas menos recomendáveis ou pisos enlameados, mesmo sem o auxílio da tracção integral.
No entanto, quem quiser um 'verdadeiro' Jeep pode optar pela versão 4×4. Custa mais de 40 mil euros mas neste caso trata-se do 2.0 a gasóleo de 170 cavalos e caixa automática de 9 velocidades.
Jeep Renegade 1.6 Multijet II
Motor: Diesel, 4 cilidros em linha
Cilindrada (c.c.): 1598
Potência combinada (cv/rpm): 120/3750
Transmissão: Dianteira, caixa manual de 6 vel.
Compr./Larg./Altura (mm): 4236/1805/1667
Peso bruto (kg): 2305
Velocidade máxima (km/h): 178
Aceleração (0 a 100 km/h): 10,2
Consumo misto (litros/100 km): 5,6
Emissões CO2 (g/km): 120
Preço-base (em euros): 25.950