3 perguntas que deve fazer antes de casar

Queremos dar o próximo passo, mas temos medo que seja cedo demais e que não estejamos preparados para uma mudança tão drástica. São muitas as perguntas que fazemos antes de casar, mas existem três que resumem tudo e que devem mesmo ser feitas.

O psicólogo e professor da Cornell University Karl Pillemer estava a desenvolver um estudo mais alargado sobre casamento e relações quando reparou que a pergunta feita pelos casais mais novos aos mais velhos com mais frequência era:

Como é que eu sei que a outra pessoa é a certa para mim?

Com base nesta observação, Karl Pillemer fez alguma investigação e entrevistou centenas de casais para perceber o que deve ser feito para se chegar a uma resposta a esta pergunta (não que isso seja possível na totalidade, mas consegue pelo menos tirar algumas dúvidas). Assim, Pillemer chegou à conclusão que é necessário fazer apenas três perguntas antes de assumir um compromisso mais sério e divulgou-as no site Psychology Today. Aqui estão elas:

1.    ‘Podemos ser amigos?’: “Se perguntar a uma pessoa que está casada há muito tempo ‘Qual o segredo para ter uma relação saudável e feliz?’ vai ouvir quase de certeza ‘Casei com o meu melhor amigo’”, explica Pillemer. Para além do romance, os casais tem de partilhar algumas das qualidades dos amigos – lealdade, partilhar interesses, entre outros. “À medida que a relação avança é necessário perguntar ‘Se não nos amássemos, podíamos ser amigos?’ Se a resposta for não, é melhor pensar duas vezes antes de avançar para uma relação mais séria”, aconselha.

2.    ‘Gostamos da família dele/a?’: O conselho dos casais mais velhos entrevistados por este psicólogo não podia ser mais simples – Se não gosta dos pais do/a seu/sua parceiro/a, não se case. “Observar bem a sua futura família é muito importante (…) Pode fornecer um ‘diagnóstico’ sobre o/a seu/sua companheiro/a”, explica Pillemer. Não está apenas a casar com ele/a, está também a casar com a sua família. Por isso seja sincero/a e pense bem na relação que possui com os seus futuros sogros.

3.    ‘Comunicamos bem?’: Os casais mais velhos acreditam que existe uma outra pergunta igualmente importante – ‘Consigo falar com ele/a sobre tudo?’. Claro que existem tópicos que interessam mais a um do que a outro, mas têm de conseguir falar sobre tudo abertamente se querem ter uma relação séria e duradoura. “De acordo com os mais velhos, as pessoas mais reservadas podem ser interessantes e misteriosas, mas raramente dão um bom marido ou mulher”, escreve Pillemer.