O lado Grey dos portugueses

Antes bastava o toque, os beijos, o desejo. Hoje muitos casais exigem mais do que isso: querem adrenalina, experiências novas e, acima de tudo, ousadia. Com o fenómeno de As Cinquenta Sombras de Grey, a trilogia de livros escritos por E L James, homens e mulheres deitaram a vergonha para trás das costas e ganharam…

O lado Grey dos portugueses

Na obra desta mulher britânica de 51 anos, Christian Grey seduz a jovem Anastasia Steele e apresenta-lhe os prazeres do sadomasoquismo – o uso de chicotes, bolas vaginais, vibradores e outros objectos sexuais, além da exploração de práticas submissivas, com o objectivo de atingir o máximo prazer possível.

E até que ponto penetrou o imaginário da obra nas fantasias sexuais dos portugueses? As sex shops de Lisboa dão algumas pistas.

Apesar de pequena e discreta, a Conchas da Paixão, na avenida Almirante Reis, em Lisboa, oferece uma grande variedade de artigos. E, claro, As Cinquenta Sombras de Grey também já chegaram à loja: “Desde há um ano para cá que aparecem muitos homens a fazer referência ao livro e ao filme. Eu nem sabia o que era, mas tive de me informar para poder responder às dúvidas das pessoas”, revela um empregado do estabelecimento. A maioria das pessoas que entram naquele espaço são homens dos 40 anos para cima – que não vêm comprar coisas para si, mas sim para satisfazer as mulheres. Os objectos mais procurados são “algemas, chicotes, bolas e ovos vibratórios”, especifica o funcionário.

A verdade é que o povo português parece estar cada vez mais desinibido e com desejo de se aventurar mais longe: “Os portugueses estão com uma mente muito mais aberta. Têm vontade de experimentar coisas novas, de viver novas sensações na sua vida íntima e usar novos produtos”, considera Rui Brito, gerente da My Sex Shop, em Telheiras. Em relação à obra de E L James, nota: “Além dos livros terem tido um impacto nas vendas – com os clientes a comprarem mais algemas, chicotes, vendas e outros objectos ligados à restrição de movimentos – os efeitos da estreia do filme já se começam a sentir. Esperamos que, com o aparecimento de vários brinquedos sexuais na longa-metragem, as vendas também subam”.

Tal como na My Sex Shop, a loja Koisas Dadultos, em São Pedro do Estoril, usa a marca Cinquenta Sombras de Grey para aumentar o volume de negócio. Este estabelecimento tem os livros de E L James à venda, mas não só: há também artigos com o nome da obra, como um plug anal, bolas vaginais, um bálsamo ou um kit de bondage. Até a gravata de Grey pode ser adquirida pelos fãs da trilogia. “Mr. Grey é o homem ideal para uma mulher que quer ser bem tratada e que gosta de fazer sexo em vários sítios”, explica Fabiana, funcionária da loja.
“A nossa clientela é muito 'fifty/ fifty'“, esclarece Lúcia, outra empregada da Koisas Dadultos. “Tanto nos aparecem mulheres que adoraram o livro e querem experimentar coisas novas, como maridos muito felizes com o facto de as mulheres quererem experimentar coisas novas”. Em relação aos artigos preferidos, nota que os portugueses continuam a apostar nos kits de bondage, nas cordas e nas algemas.

“Houve um aumento das vendas logo a seguir ao lançamento do segundo livro, mas entretanto os números voltaram a estabilizar”, revela Lúcia. Porém, As Cinquenta Sombras de Grey não trouxeram só coisas boas: “Estamos com medo que a estreia do filme dê cabo do nosso melhor dia do ano – o Dia dos Namorados. Mas pode ser que, depois de verem o filme, as pessoas tenham vontade de vir comprar mais coisas”.

Nem todos lucram com o sexo

Mas há quem não tenha lucrado com este fenómeno global e se veja a braços com dívidas e preocupações. O gerente da Via Intimidades, uma pequena loja no Saldanha, não beneficiou com a chegada de As Cinquenta Sombras de Grey.

“Só no ano passado tivemos uma queda de 70% nas vendas. Não consigo dizer se as pessoas preferem ou não os artigos relacionados com o livro porque o volume de vendas tem sido muito baixo”, confessa Geraldo Lopes Azevedo, o responsável pela loja. “Não sei se é por causa da crise económica ou se os portugueses estão menos ousados. O certo é que o negócio anda muito fraco e é difícil manter as portas abertas”.

No entanto, Geraldo continua com esperança que as coisas se componham: “Tomara que, com o lançamento do filme As Cinquenta Sombras de Grey, as pessoas comecem a comprar mais artigos destes e o número de clientes comece a aumentar”. 

Prazer universal

Apesar das excepções que contrariam a regra, o sucesso de As Cinquenta Sombras de Grey tem potenciado a indústria dos artigos sexuais. Algumas das maiores marcas mundiais afirmam que, com a estreia da adaptação cinematográfica da obra de E L James, pode haver uma revolução na forma como as pessoas encaram estes objectos.

“Todas as pessoas ligadas a esta indústria encaram As Cinquenta Sombras de Grey como o momento de viragem na democratização do consumo deste tipo de produtos”, disse ao site Adweek Robert Rheaume, presidente da Jimmyjane, uma das maiores cadeias de venda de objectos sexuais. “Há um maior apetite por aquilo que é 'picante”.

A directora de marketing da Babeland, outra empresa do ramo, confirma: “Acho que, com o lançamento do filme, as pessoas vão começar a comprar mais este tipo de brinquedos”.

Dor a mais

Mas o prazer também tem trazido mazelas. O jornal Washington Post noticiou no seu site que o número de lesões causadas por brinquedos sexuais cresceu para o dobro desde 2007.

Segundo a Consumer Product Safety Comission, grande parte desse aumento ocorreu entre 2012 e 2013, logo a seguir ao lançamento de As Cinquenta Sombras de Grey. A maioria das vítimas destes acidentes (58%) é do sexo masculino e a média de idades anda nos 44 anos. O homem mais velho que sofreu uma lesão com brinquedos sexuais tinha 85 anos e a mulher mais velha tinha 67. Mas os mais cautelosos podem suspirar – de alívio: a maioria das lesões não são graves. 

 joana.alves@sol.pt