A vingança serve-se fria!

Andava eu a ver a ‘qualidade’ dos vinhos vendidos nas típicas tascas do ainda mais típico Bairro Alto, em Lisboa, quando um amigo de ocasião, ou melhor, de balcão, vendo-me fazer caretas por tudo o que era sítio, interrompeu, desafiador: “Boa pinga, hã?”. “Ainda está muito novo”, respondi para não entrar em detalhes de taninos…

Pelos vistos estou eu e Luís Sottomayor, o enólogo que apresentou agora o Casa Ferreirinha António Adelaide Ferreira Branco 2012 e que provou, à mesa, ser um vinho (e lá vai outro adjectivo) magnífico. Depois de a Sogrape ter comprado a Quinta do Sairrão, em S. João da Pesqueira, em 2006, com vinhas de mais de 20 anos e a uma altitude de 650 metros, ousou-se esperar até 2012 para fazer este vinho mágico. Pretendendo homenagear Dona Antónia Adelaide Ferreira, Luís Sottomayor deu ao mundo um vinho de cor dourada, com aromas a melão e a pêra, notas florais e minerais, demonstrando enorme volume na boca, mas também acidez e frescura, e madeira bem integrada apesar do longo estágio de 12 meses em barrica de carvalho francês.

Quando desafiámos o vinho a defrontar-se ao lado de uma açorda de lavagante com filete de peixe galo, chegámos a temer o pior, mas … casaram e foram felizes para sempre.

Como este (mais um adjectivo) precioso néctar está limitado a 1000 garrafas, urge disputá-las, uma a uma. Pela minha parte, irei à tasca à procura do meu interlocutor, mudarei o rótulo, colocarei uma tampa de plástico e perguntarei, desafiador: “Boa pinga, hã?”. A vingança serve-se fria, entre os 10 e os 15ºC.

Casa Ferreirinha Antónia – Adelaide Ferreira Branco

Ano: 2012

Região: Douro

Castas: Viosinho (60%) e Arinto (40%)

José Maria da Fonseca abre wine bar no Chiado

NA SUA já longa história de mais de 180 anos, a José Maria da Fonseca acaba de abrir, no Chiado, em Lisboa, a primeira flagship store da marca para divulgar e promover todo o seu portfólio.

A By The Wine, assim se chama

a loja, funciona também como wine bar e oferece a possibilidade de consumo de toda a gama a copo.

Espumantes, rosés, brancos, tintos, vinhos generosos e aguardentes encontrarão aqui opções gastronómicas para os acompanhar e que vão desde o pão caseiro algarvio às tortas de Azeitão, passando por tábuas de queijo, enchidos, presunto ibérico e ostras, para destacar só alguns petiscos.

Localizado na zona nobre da cidade (Rua das Flores 41-43), a By The Wine está aberta de 3.ª a domingo no horário das 12h às 00h.