Como vivem os gregos?

Numa altura em que as palavras ‘Grécia’ e ‘Eurogrupo’ estão em todo o lado, surgem cada vez mais histórias de desespero e dados sobre a forma como o povo grego vive.

Como vivem os gregos?

De acordo com o governo de Atenas, 300 mil famílias vivem abaixo do limiar da pobreza e sem luz. É o caso de Giorgos e Evgenia Kouzilos. De acordo com o site da Euronews, este casal tem de manter três filhos à luz das velas, tentando fazer todas as actividades diárias enquanto é dia, lê-se no mesmo site.

Para além da electricidade, existem outros problemas: segundo o instituto Hellenic Prolepse, citado pela Euronews, 21% das famílias passaram fome durante o ano lectivo 2013/14 e 54% não tiveram alimentação garantida.

Muitas pessoas perderam o emprego e, consequentemente, o acesso a uma série de direitos básicos. O mesmo site refere que 2 milhões de gregos (num total de 10 milhões e meio) deixaram de poder usufruir do sistema de saúde pública – isto porque, ao ficar sem trabalho, fica-se também sem cobertura de saúde.

O desespero é tanto que muitos gregos recorrem a uma medida trágica – nos últimos três anos, o número de suicídios subiu 35,7%.