A cerimónia, apresentada por Neil Patrick Harris, conta com a presença dos maiores nomes de Hollywood. Vamos acompanhar a cerimónia… Ao minuto.
Antes da gala, várias celebridades passaram pela passadeira vermelha e fizemos várias fotogalerias com os mais bem vestidos da noite. Rosamund Pike, Lupita Nyongo e Julianne Moore são algumas das actrizes mais glamorosas que desfilaram perante os fotógrafos.
Mas já chega de vestidos. Vamos à cerimónia em si!
01:30 – A cerimónia já começou com um número musical cómico, interpretado por Neil Patrick Harris, Anna Kendrick e Jack Black, com referências a várias figuras da História do cinema, ao funcionamento da indústria em si e aos filmes e actores nomeados este ano.
01:39 – J.K. Simmons vence o Óscar de Melhor Actor Secundário pelo papel no filme 'Whiplash'. O prémio foi entregue pela actriz Lupita Nyong'o.
01:48 – Liam Neeson apresenta dois dos filmes nomeados para o prémio de Melhor Filme do Ano: 'Grand Budapest Hotel' e 'Sniper Americano'.
01:50 – A actriz Dakota Johnson apresenta a música ‘Lost Stars’, interpretada por Adam Levine, nomeada para o prémio de Melhor Canção Original pelo filme ‘Num Outro Tom’.
01:57 – Jennifer Lopez e Chris Pine apresentam o Óscar de Melhor Guarda-Roupa. A vencedora é Milena Canonero, pelo filme 'Grand Budapest Hotel'. É o seu quarto Óscar.
02:00 – A actriz galardoada Reese Witherspoon entrega o Óscar para Melhor Caracterização. O prémio foi para 'Grand Budapest Hotel’ (Frances Hannon and Mark Coulier).
02:03 – O actor Channing Tatum apresenta os vencedores da ‘Team Oscar’, competição promovida pela Academia que levou vários jovens de todo o país a criarem 'curtas'.
02:09 – Nicole Kidman e Chiwetel Ejiofor (’12 Anos Escravo’) apresentam o Óscar de Melhor Filme Estrangeiro. O filme polaco ‘Ida’ foi o grande vencedor.
02:13 – Shirley McLaine apresenta mais três longas-metragens nomeadas para Melhor Filme: ‘Boyhood’, ‘A Teoria de Tudo’ e ‘Birdman’.
02:16 – Marion Cottilard apresentou o terceiro momento musical da noite: A música ‘Everything is Awesome’, do ‘Lego Movie’. A canção é de Shawn Patterson e está nomeada para Melhor Canção Original.
02:24 – O vencedor da Melhor Curta-Metragem em imagem real foi ‘The Phone Call’.
02:29 – E o Óscar para Melhor Curta-Metragem Documental vai para… 'Crisis Hotline: Veterans Press 1'.
02:31 – A actriz Viola Davis faz uma referência aos Governors Awards.
02:34 – A galardoada Gwyneth Paltrow apresenta a música ‘I’m Not Gona Miss You’ do documentário ‘Glen Campbell… I’ll Be Me’. A música é interpretada por Tim McGraw e está nomeada para o Óscar de Melhor Canção Original.
02:43 – E sim, senhoras e senhores, é possível apresentar os Óscares em cuecas! Foi isso que Neil Patrick Harris fez.
02:44 – Agora uma pequena referência à entrega dos Prémios Técnico-Científicos.
02:45 – Sienna Miller e Chris Evans apresentam o Óscar de Melhor Mistura de Som. E o vencedor é…’Whiplash’ (Craig Mann, Ben Wilkins and Thomas Curley).
02:48 – ‘Sniper Americano’ foi o vencedor do Óscar para a Melhor Montagem de Som (Alan Robert Murray and Bub Asman).
02:50 – Jared Leto entrega o Óscar para Melhor Actriz Secundária. Apesar de estar nomeada pela 19ª vez, Meryl Streep não foi a grande vencedora (já tem três Óscares em casa) – O prémio foi para Patricia Arquette (foi a sua primeira nomeação).
03:00 – Rita Ora canta a música ‘Grateful’ do filme ‘Beyond the Lights’. Está nomeada para Melhor Canção Original.
03:02 – O Óscar para Melhores Efeitos Visuais vai para… ‘Interstellar’ (Paul Franklin, Andrew Lockley, Ian Hunter and Scott Fisher). Já tinha ganho o BAFTA nesta categoria.
03:05: Kevin Hart e Anna Kendrick apresentam o Óscar para Melhor Curta-Metragem Animada. O vencedor é ‘Feast’.
03:09 – A Melhor Longa-Metragem animada foi apresentada por Zoe Saldana e Dwayne Johnson. Neil Patrick Harris faz questão de fazer uma referência ao facto de ‘Lego Movie’ não ter sido sequer nomeado. O prémio vai para ‘Big Hero 6’.
03:17 – Por segundos pensávamos que Obama ia participar na gala (Muito engraçadinho, Neil Patrick Harris…). Mas afinal é a Presidente da Academia Cheryl Boone que está a discurssar.
03:20 – Felicity Jones e Chris Pratt sobem ao palco para entregar o Óscar de Melhor Cenografia. O vencedor é ‘Grand Budapest Hotel’ (Adam Stockhausen e Anna Pinnock). Três nomeações, três vitórias… Até agora.
03:23 – O vencedor do Óscar para Melhor Fotografia é ‘Birdman’ (Emmanuel Lubezki). Lá se vai a quarta vitória, ‘Grand Budapest Hotel’… O filme de Iñárritu conquista o seu primeiro prémio – estava nomeado para nove.
03:30 – (A grande) Meryl Streep lembra os grandes nomes da Sétima Arte que partiram em 2014. Entre eles estão Mickey Rooney, Anita Ekberg, Robin Williams, Lauren Baccal e Richard Attenborough. Após a apresentação, é a vez que Jennifer Hudson subir ao palco e mostrar a sua voz.
03:42 – Benedict Cumberbatch e Naomi Watts sobem ao palco para apresentar o Óscar para Melhor Montagem. O vencedor é ‘Whiplash’ (Tom Cross). Este filme já arrecadou três prémios esta noite. Uma verdadeira surpresa!
03:46 – Será que Terence Howard se esqueceu do texto? Conseguiu dar a volta e está a apresentar os filmes que faltam para completar o grupo de nomeados para Melhor Filme – ‘Whiplash’, ‘Jogo da Imitação’ e ‘Selma’.
03:49 – Jennifer Aniston e David Oyelowo entregam o Óscar para Melhor Documentário a ‘CitizenFour’. Já tinha ganho o BAFTA. "Edward Snowden [o documentário é sobre ele] não pôde estar aqui hoje", brincou Neil Patrcik Harris.
03:57 – Octavia Spencer apresenta a música ‘Glory’, de John Legend e Common. Está nomeada para Melhor Canção Original, pelo filme ‘Selma’. Uma das interpretações (se não for mesmo A interpretação) mais poderosas da noite. David Oyelowo (que interpreta o papel de Martin Luther King Jr. neste filme) não conseguiu conter as lágrimas e o público aplaude de pé a performance de John Legend e Common.
04:04 – Idina Menzel e John Travolta (sempre bem dispostos) apresentam os nomeados para o Óscar de Melhor Canção Original. E o vencedor é ‘Glory’, do filme ‘Selma’. Depois desta performance… Só podia ser!
04:12 – Scarlett Johansson sobe ao palco para lembrar os 50 anos de ‘A Música do Coração’. Quem não sabe cantar ‘Sound of Music’, ‘Edelweiss’, e ‘Do Re Mi’?
04:16 – Esperem lá! É a Lady Gaga que está a cantar a música 'Sound of Music'?! É mesmo a voz dela?! Que 'vozeirão'!
04:18 – E é um medley!! O 'Poker Face' já era. Isto sim!
04:20 – E agora entrou a Julie Andrews?! Maravilhoso… A veterana entrega o Óscar de Melhor Banda Sonora a 'Grand Budapest Hotel' (Alexandre Desplat).
04:25 – Eddie Murphy apresenta o Óscar para Melhor Argumento Original. E o vencedor é… ‘Birdman’ (Alejandro G. Iñárritu, Nicolás Giacobone, Alexander Dinelaris, Jr. & Armando Bo).
04:33 – Agora é a vez de Oprah Winfrey apresentar o Óscar para Melhor Argumento Adaptado. É entregue a ‘O Jogo da Imitação’ (Graham Moore). É o primeiro prémio que o filme vence esta noite. É feita uma homenagem a Allan Turing, o homem por detrás da História (sim, com H maiúsculo). O próprio Graham Moore admite em directo que se tentou suicidar e faz um apelo ao público para que haja uma maior tolerância.
04:40 – Agora começa a entrega dos Óscares mais 'interessantes'.
04:41 – Ben Affleck (já venceu dois Óscares) apresenta o prémio para Melhor Realizador. E o vencedor é… Alejandro G. Iñárritu com o filme ‘Birdman’. O México faz a festa! Parabéns Iñárritu!
04:48 – Cate Blanchett, que venceu o prémio de Melhor Actriz Principal no ano passado, apresenta agora o Óscar de Melhor Actor Principal. Eddie Redmayne é o grande vencedor pelo seu papel em 'A Teoria de Tudo'! Mais que merecido! O actor britânico de 33 anos dedica o prémio às pessoas que sofrem de Esclerose Lateral Amiotrófica e à família de Stephen Hawking. Parabéns Eddie!
04:54 – O premiado Matthew McConaughey entrega o Óscar de Melhor Actriz Principal a Julianne Moore. Já estávamos à espera. A actriz dedicou o prémio às pessoas que sofrem da doença de Alzheimer e aos realizadores de 'O Meu Nome é Alice' – um deles sofre da mesma doença que Stephen Hawking. Parabéns Julliane!
05:00 – E, como prevemos no nosso perfil de Neil Patrick Harris, aqui está o momento de magia. No entanto, não é propriamente um truque de 'tradicional' – Atira mais para o humorístico… Ou pelo menos tenta.
05:03 – Estamos quase quase no fim!
05:04 – Cabe a Sean Penn entregar o Óscar de Melhor Filme. E o grande vencedor é… ‘Birdman’!