Conservatório sai à rua em protesto

Pais, alunos e professores bloquearam hoje o acesso e a rua da Escola de Música do Conservatório Nacional, em Lisboa, em protesto contra a ausência de resposta do Ministério da Educação perante a degradação progressiva do edifício. Como o SOL noticiou na semana passada, a escola foi obrigada a encerrar 10 salas de aula, após…

Conservatório sai à rua em protesto

Em reunião ao início da tarde de hoje, a directora da escola informou as associações de estudantes e de pais que não recebeu até agora qualquer resposta da Direcção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGESTE) às sucessivas interpelações quanto ao futuro funcionamento da escola. Apesar das soluções de recurso postas em prática, não tem sido possível prosseguir com normalidade as actividades lectivas. Devido ao encerramento das 10 salas, há alunos impossibilitados de terem as aulas todas ao longo da semana e que têm exames nacionais no final do ano lectivo.

Alunos, pais e professores decidiram então realizar uma acção de protesto: juntaram-se à porta da escola, impedindo o acesso e bloqueando a circulação na rua dos Caetanos, onde se localiza o Conservatório, em pleno Bairro Alto. , cujo acesso foi impedido, bem como um bloqueio na rua

A Escola de Música do Conservatório Nacional tem cerca de mil alunos. Há anos que o edifício, do séc. XVII,  tem graves danos nas estruturas. As janelas, o revestimento da fachada e a cobertura do tecto precisam de ser renovados, estando a cair aos poucos em várias salas. Os balcões do espaço onde se realizam concertos e audições estão sustentados por vigas metálicas há 15 anos.

simoneta.vicente@sol.pt