Jorge Sampaio
Aproveitou um doutoramento honoris causa que lhe foi concedido pela Universidade do Porto para reafirmar a posição de uma esquerda preocupada mas moderada, sem os radicalismos que por aí circulam. Falou do país com uma crescente mancha de pobreza e de exclusões, de uma população envelhecida a defrontar desamparo, mas também de uma Europa que tem descurado a solidariedade e a coesão social, abrindo a porta a movimentos extremistas e xenófobos. Uma intervenção sem demagogias e com maturidade cívica e política.
Helena Roseta
Opôs-se ao tratamento de favor que António Costa e a Câmara de Lisboa queriam dar ao Benfica, perdoando o pagamento de 1,8 milhões de euros de taxas urbanísticas por terrenos ocupados não para a prática desportiva mas para estruturas comerciais, como o Media Markt e a Benfica TV. 'É ilegal', denuncia a presidente da Assembleia Municipal, para onde remeteu a decisão final. E onde se pode formar uma maioria contra esse benefício fiscal de excepção.
Sombra:
Paulo Mota Pinto
O ex-director do SIED, Silva Carvalho, alega que eram comuns as práticas ilegais de violação de comunicações privadas (como as do jornalista Nuno Simas) e outros abusos de poder nos serviços secretos portugueses. E o presidente do Conselho de Fiscalização não aparece a mostrar publicamente a sua preocupação, a dar uma palavra de explicações, a tentar tranquilizar o país. Se já havia a ideia de que o Conselho a que preside nada consegue fiscalizar e que eventuais ilegalidades são facilmente omitidas às inspecções, agora fica a certeza de que a fiscalização dos Serviços de Informações é uma formalidade inútil.
Rui Machete
Se as declarações de Juncker dividiram os ministros do PSD e do CDS, a incompreensível reacção do MNE, opinando que poderiam ser devidas “reparações a Portugal”, ultrapassou tudo e todos. Foi a afirmação de um extraterreste. Que ignorou, mais uma vez, os riscos de falar por conta própria, sem coordenação nem sintonia. Eis um ministro que não tem emenda.
Este artigo de opinião foi publicado originalmente na edição impressa do SOL de 27 de Fevereiro