As novidades no mundo dos telemóveis

Está a decorrer em Barcelona a Mobile World Congress, a maior exposição mundial para a indústria móvel. Um certame onde todas as marcas mundiais tentam ficar na dianteira e apresentam as suas novidades. E este ano não desilude. Smartphones e tablets para todos os gostos, sportsband, smartwatches, e mais uma panóplia de dispositivos. 

Na LG, destaca-se o G Flex 2 e os novos relógios inteligentes. O telemóvel curvo surge agora mais pequeno, com 5,5 polegadas, e com um novo ecrã em Full HD P-OLED, o que significa uma subida na qualidade do detalhe. É ainda pioneiro na utilização do novo processador octa-core Snapdragon 810 e pela sua sui generis capacidade regeneradora na capa traseira. Sim, agora precisa de menos de três minutos para 'remover' riscos da capa traseira.
Os novos smartwatches seguem a linha redonda do bem recebido G Watch R. O  Watch Urban apresenta-se com um ecrã de 1,3'', processador a 1,2GHz e funciona com base no Android Wear. Já o Urban LTE distingue-se logo pelo nome, sinónimo da conectividade LTE. Sobressai o novo sistema WebOS (com compatibilidade para aplicações Android Wear) e uma bateria de 700mAh. Nota para possuidores da marca Audi. A marca anuncia uma aplicação para o seu relógio inteligente que lhe permite emparelhar… e ligar o veículo. 

A Huawei fez furor com o seu um novo smartwatch. Surge com um belíssimo ecrã redondo em safira de 1,4'', está equipado com o Android Wear e conta com uma panóplia de sensores, onde se inclui um monitor de frequência cardíaca. 
Alvo de renovação, a segunda geração da talkband da marca mantêm a possibilidade de destacar o auricular. Agora possui dois microfones, sistema de redução de ruído e um avançado sensor de seis eixos. Permite detectar movimentos, sono profundo e leve, e reforça a monitorização fitness.
Novo é o phablet  MediaPad X2. Trata-se do primeiro Dual-Sim com processador Ultra Octa-core 4G LTE. O design metálico, de apenas 7,18mm, é complementado por um ecrã touch LTPS HD de 7'' com tecnologia CABC. A grande duração da bateria (que serve de carregador a outros dispositivos), a capacidade para downloads até 300Mbps e a câmara traseira também são merecedoras de nota.

O Samsung apresentou o Galaxy S6 e o S6 Edge. A imagem da marca, que tinha sido alvo de críticas anteriores,  renovou-se e apresenta agora um look mais cuidado, mas muito parecido com o seu maior concorrente. As arestas são redondas, o jack audio está colocado no mesmo local, assim como o carregador e até a coluna. A marca apresentou também um sistema de pagamentos…
O corpo do Galaxy é concebido em vidro, com a marca a recorrer ao Corning Gorilla Glass 4 (o mais resistente no mercado) para dar forma, e cor, ao seu dispositivo. Nova interface, um processador octa-core a 64 bits, 3GB de RAM e novas versões de 32, 64 ou 128GB de capacidade. Ganhou ainda uma câmara traseira de 16mp, mas perdeu a bateria removível, o slot para cartão microSD e a capacidade de ser imerso em água.
O S6 EDGE diferencia-se do seu irmão pela curvatura lateral do ecrã, mas partilha todas as restantes características.

A Sony mostrou o Xperia Z4 Tablet como o mais fino dispositivo do mercado, graças aos seus 6.1mm de espessura. O objectivo é elevar a utilização do tablet e tornar-se numa válida alternativa ao portátil. Tem no seu ecrã 2K o cartão de visita, com toda a cor e detalhe da marca. Vem equipado com o processador Qualcomm SnapdragonTM 810 octa-core de 64 bit, 32GB de memória e uma bateria astronómica de 6,000mAH. Possui dois altifalantes frontais com tecnologia High-Res Audio, suporte para PS4 Remote Play, saída para impressora ou projector e até um novo teclado Bluetooth, que através de um slot dedicado,  permite inclinar até aos 130º.

Em casa, a BQ apresentou novos terminais e confiança. Concebidos totalmente pela marca espanhola, junta os M à família Aquaris. São três dispositivos com molduras reduzidas, botões bem colocados e maior comodidade. O Aquaris M5.5 e o Aquaris M5 dispõem de ecrãs Quantum Color + e estão equipados com processadores Snapdragon 615 Octa Core e uma gráfica Adreno 405. Já o Aquaris M4.5 partilha o ecrã mas possui um MediaTek 6735 Quad Core de 64 bits e gráfica Mali 450 MP2. São construídos em policarbonato com acabamentos de dupla camada e protecção solar UV e anti-dedadas. 

O Liquid Jade Z era a estrela da Acer. Este smartphone premium, com um peso de apenas 110 gramas, mostra características a condizer: ecrã IPS HD de 5'', processador Mediatek de quad-core a 64 bits e LTE, um sistema áudio digno de nota graças à inclusão de altifalantes HD com tecnologia DTS Studio Sound, e uma câmara traseira de 13mp. Esta é alvo de atenção graças à possibilidade de ser activada por voz, além da abertura de f/1:8 que premia as suas capacidades mesmo sob fraca luz solar. 

Alvo de interesse é o stand da HTC. A apresentação do novo One M9 suscitou interesses. A marca conseguiu dar continuidade ao bem sucedido M8 e deixou intacto o design bem recebido do antecessor. Vem equipado com um processador Snapdragon 810 octa-core 64-bits a 2GHZ e terá 3GB de RAM, 32 GB de armazenamento e slot para cartão microSD. Notada foi a mudança das câmaras. A versão Ultra pixel está agora na parte frontal, com 4mp, ao passo que a traseira encontramos uma versão 'normal' de 20mp.

A gigante Microsoft não podia faltar ao certame e divulgou dois dispositivos Windows. A família Lumia ganha de uma assentada dois elementos , o 640 e o 640XL. Como é de imaginar, a principal diferença está no tamanho, 5'' para 5,7'' na versão XL. As câmaras também se distanciam, com o versão 640 a contar com 8mp ao passo que na versão XL encontramos uma lente ZEISS e 13mp. Partilham o processador Qualcomm Snapdragon quad-core a 1.2 GHz, memória RAM de 1GB e a mais recente versão do sistema Windows, na sua versão Lumia Denim. Nota que ambos os dispositivos serão actualizáveis  para a nova versão Windows 10. Estão disponíveis em versão 3G ou 4G e com opção Dual SIM. 

A Lenovo, uma companhia chinesa em expansão também está presente nesta edição do certame. Apresentou o Vibe Shot, um smartphone de topo…ou será uma máquina fotográfica? As suas características falam por si: sensor de 16mp, objectiva composta por  6 elementos e um flash Tricolor, que se ajusta automaticamente à luz e trabalha em conjunto com o foco por infravermelhos, além do botão dedicado para a função de fotografia. O ecrã possui 5'', está equipado com um processador octa-core Snapdragon e tem 32GB de armazenamento, slot para cartão microSD de até 128GB, conectividade 4G/LTE e é Dual SIM.

oscar.rocha@sol.pt