Luís Schunck, country manager da empresa, revelou ao SOL que a taxa de financiamento por parte da empresa é superior ao número de carros pagos a pronto, que se ficou pelos 25%. Por outro lado, entre os clientes que recorreram aos serviços financeiros da VFS, apenas 20% eram empresas, sendo os restantes 80% particulares.
Esta quinta-feira foi apresentada na sede da empresa a nova instituição Volkswagen Financial Services. Até agora tinha o nome de Volkswagen Bank, mas passou a integrar também a MAN Financial Services, empresa ligada à marca de veículos pesados do grupo alemão, pelo que se optou pela mudança de designação. A empresa opera em Portugal desde 2011 e aproveitou para fazer um balanço desses três anos de actividade.
A VFS lançou os primeiros produtos de Leasing, ALD e crédito em 2012, tal como o apoio financeiro aos concessionários das marcas do grupo, e no ano seguinte já estava presente em 20% dos créditos para automóveis novos.
Em 2014 a percentagem de automóveis com crédito para compra concedido pela própria Volkswagen subiu para 30%. O volume de financiamento atingiu os 110 milhões de euros, para um total de 230 milhões em portefólio de crédito e de apoio financeiro a stocks dos concessionários.
Este ano o ‘banco’ da Volkswagen pretende atingir um volume de 135 milhões de euros, também com a ajuda de um novo serviço, o renting. Segundo Luís Schunck, “a partir de 2015, o Volkswagen Financial Services em Portugal é capaz de efectuar um renting ou um leasing, para qualquer tipologia de veículo automóvel, seja um ligeiro de passageiros, ligeiro de mercadorias ou um pesado”.
A percentagem de 30% de financiamento do grupo para os pedidos de crédito está bastante abaixo dos 44% a nível mundial. Seja pela prevalência de outras instituições financeiras ou bancárias no segmento, seja pelo pronto pagamento. Luís Schunk não se compromete com uma aproximação da taxa em Portugal dos 44%, mas revela um objectivo igualmente ambicioso: “A Volkswagen Financial Services quer estar presente com pelo menos um produto ou serviço em 50% dos veículos vendidos pelo grupo”.