Scott Stanley, professor na Universidade de Denver, apresenta-lhe dicas que podem ajudá-lo a prevenir que um casamento acabe em divórcio. Tudo aquilo que pode fazer antes de colocarem um anel no seu dedo:
1. Vá devagar: Não se precipite no casamento. Conheça bem a pessoa antes de sequer pensar dar o nó. Os seus defeitos, manias, observe como é que ele lida com o stress, analise a maneira como discute consigo e perceba se têm os mesmos objectivos de vida antes de dar o grande passo.
2. Fique atento aos sinais: Se começa a ver sinais de controlo ou, até mesmo, abuso, não pense que isso acaba por passar com o tempo. Peça conselhos a familiares e amigos e exponha as suas dúvidas antes de pensar em casar com essa pessoa.
3. Escolha alguém com os mesmos valores que os seus: Evite apaixonar-se por alguém que não tem os mesmos objectivos e valores que os seus. Procure esclarecer os valores da pessoa com quem quer estar antes de se envolver demasiado e que seja tarde demais. Todos sabemos que, nos primeiros tempos, as pessoas ficam “cegas” com a paixão. Mas tente ser o mais racional possível.
4. Escolha alguém que se dedique: Procure um parceiro que tenha a certeza que vai fazer tudo por si, tal como faria tudo por ele. A partir do momento em que achar que não recebe nada “do outro lado” e que é você a dar, o melhor é largar essa pessoa antes de dar um passo mais importante.
Para saber mais sobre as teorias de Scott Stanley, consulte o artigo aqui.