A Jornada Nacional de Luta da Intersindical decorre de forma descentralizada, com manifestações e concentrações em todos os distritos do país sob o lema: Romper com a política de direita! Construir uma alternativa de Esquerda e Soberana!
A central sindical convocou o dia de protesto com o objectivo de "prosseguir e intensificar a luta reivindicativa pelo aumento dos salários, pelo emprego e combate à precariedade, pelas 35 horas de trabalho e contra a desregulamentação dos horários".
A defesa da contratação colectiva, dos direitos laborais e sociais e da melhoria das condições de vida e de trabalho são outras das reivindicações que estão na base da jornada de luta.
Para a capital está marcada uma manifestação dos trabalhadores do distrito de Lisboa e do distrito de Setúbal.
Os manifestantes do distrito de Lisboa vão sair do Campo das Cebolas e os do distrito de Setúbal partem da Praça do Município, convergindo nas ruas da baixa lisboeta.
O secretário-geral da CGTP-IN, Arménio Carlos iniciará esta manifestação na Praça do Município.
O desfile termina na Praça dos Restauradores, onde intervirão as dirigentes da Interjovem e da Comissão de Igualdade entre Mulheres e Homens e o secretário-geral da CGTP, Arménio Carlos.
Lusa/SOL