Governo grego usa dinheiro da banca para pagar dívidas

O Governo grego deverá utilizar 555 milhões de euros do Fundo Helénico de Estabilidade Financeira (FHEF) para pagar aos credores em Março, de acordo com a Reuters. A agência cita fontes do Governo e do sistema financeiro de Atenas.

Governo grego usa dinheiro da banca para pagar dívidas

A Reuters cita um banqueiro, que indica que o dinheiro do fundo “está disponível para o Governo", já que não há outros fins para que possa ser utilizado. "O FHEF discutiu este assunto com o Mecanismo Europeu de Estabilidade no fim-de-semana e não haverá problemas", acrescentou.

O FHEF  foi constituído durante o programa da troika e já serviu em 2012 para injectar fundos públicos no Alpha, no National, no Piraeus e no Eurobank, as quatro principais instituições do país. Os 555 milhões de euros resultam de pagamentos de comissões feitos pelos bancos.

Depois de um Eurogrupo no início da semana em que as discussões sobre a Grécia pouco avançaram, as negociações serão retomadas na quarta-feira, de forma a desbloquear  a tranche que falta do empréstimo europeu.

Além da banca, também as contas públicas do país estão sob pressão. O programa de assistência financeira foi adiado por quatro meses, até Junho, mas as verbas ainda não foram desbloqueadas pelas autoridades europeias, à espera de um acordo sobre as medidas a implementar no país. O Estado helénico tem vários reembolsos previstos até Junho e a execução orçamental tem revelado uma menor cobrança de impostos do que o previsto.

Segundo notícias veiculadas pela imprensa internacional, o Governo já usou reservas de fundos de pensões e de outras entidades do sector público para cobrir as necessidades de financiamento de Março.

joao.madeira@sol.pt