Segundo um estudo da empresa TrueCar, citado pelo Automotive News, as vendas de carros novos nos Estados Unidos (16,5 milhões) representaram uma facturação de 540 mil milhões de euros, 3,1 vezes o PIB português de cerca de 170 mil milhões de euros. Na China, os 19,7 milhões de veículos vendidos em 2014 geraram um valor de ‘apenas’ 388 mil milhões de euros.
A razão é simples. Segundo a TrueCar, um carro novo na China vale em média 20.805 dólares (19.675 euros, ao câmbio actual), ao passo que nos Estados Unidos chega aos 34.537 dólares (32.664 euros).
Se juntarmos a estes dados as contas dos carros usados, então os valores tornam-se estratosféricos e os Estados Unidos triunfam em toda a linha. A TrueCar indica que foram comercializados 53,5 milhões de automóveis novos e usados na terra do Tio Sam no ano passado, ao passo que o país da Grande Muralha se ficou pelos 25,7 milhões.
Quanto ao valor desse mercado, ultrapassa os 1,116 biliões de euros (sim, não é erro), mais de 6,5 vezes o PIB português e quase o equivalente ao PIB de Espanha. Na China, mesmo combinando carros novos e usados, estes valem menos do que a parcela só dos novos nos Estados Unidos, não passando dos 443 mil milhões de euros.