É certo que tem uma nova imagem na frente – os pára-choques foram mexidos -, tudo a contribuir para um design mais dinâmico, mas as alterações mais sensíveis foram, sem sombra de dúvida, a revisão de todo o sistema de suspensão, os novos interiores e mais apetrechamento ao nível de tecnologia.
Começar por dizer que o renovado Classe B oferece mais conforto parece escusado, já que a marca nos habituou a isso. Mas o que é um facto é que a nova suspensão porta-se muito melhor do que a anterior em pisos irregulares e essa melhoria sente-se e bem.
Quanto aos interiores, destaque para a posição de condução que, por ser elevada, oferece melhor visibilidade. A habitabilidade é uma enorme mais-valia no Classe B, com muito espaço para quem viaja no banco traseiro, o que eleva a taxa de conforto a bordo. A qualidade dos materiais é também de assinalar, além de haver a bordo novos instrumentos e painéis de leitura, destacando-se o ecrã a cores de maior dimensão. De referir também o grande espaço que a bagageira oferece.
No que concerne a tecnologia, teremos desde logo de falar na estreia da introdução do sistema de prevenção de colisões, com travagem autónoma. Isto pode evitar embates até à velocidade de 40 km/h e redução do impacto até 100 km/h, o que é sem dúvida de capital importância em termos de segurança.
Nas motorizações tudo ficou como antes. Teremos, nos diesel, e na base da pirâmide, o B 160 CDI de 90 cv (mais indicado para as frotas). Seguem-se o 180 CDI de 109 cv, o B 200 CDI de 136 cv e, no topo, o 220 CDI de 170 cv. De referir que esta última é a única versão com caixa automática de série. Nas outras versões, é apenas uma opção.
MERCEDES-BENZ
B 180 CDI
Motor diesel; 4 cilindros em linha
Cilindrada (c.c.) 1461
Potência combinada (cv/rpm) 109cv/ 4000
Transmissão dianteira; caixa manual de 6 velocidades
Compr./Larg./Altura (mm) 4393/ 1786/ 1557
Peso (kg) 1420
Velocidade máxima (km/h) 190
Aceleração (0 a 100 km/h) 11,6 s
Consumo misto (litros/100 km) 4,1
Emissões CO2 (g/km) 108
Preço (euros) 31.000