A Van Tuyl, que opera principalmente no Sul e no Midwest dos Estados Unidos, tem 81 stands, curiosamente mais três do que em Outubro do ano passado, quando Buffett avançou para este negócio. A empresa vai passar a chamar-se Berkshire Hathaway Automotive, mas o presidente do conselho de administração e filho do fundador, Larry Van Tuyl, bem como CEO, Jeffrey Rachor, mantêm os cargos.
Terceiro homem mais rico do mundo, Warren Buffett controla também 10% da construtora de automóveis chinesa BYD, após um investimento de 230 milhões de dólares feito em 2008. Com a entrada agora no mundo dos stands de automóveis, especula-se já desde Outubro que o empresário de 84 anos poderá avançar para uma tentativa de introduzir os automóveis da BYD no mercado norte-americano.
No entanto, a acontecer, essa venda será reduzida e muito localizada. É que a Van Tuyl opera nalguns dos estados mais ricos e ‘conservadores’ no que aos automóveis diz respeito, espalhando os seus concessionários de várias marcas pelo Arizona, Califórnia, Florida, Geórgia, Illinois, Indiana, Missouri, Nebraska, Novo México e Texas.
emanuel.costa@sol.pt