No Taobao, o maior portal de comércio electrónico do mundo, uma cópia aparentemente perfeita do "smart watch" (relógio inteligente) da Apple custa 300 yuan (45 euros), enquanto o modelo original mais barato irá ser comercializado por 2.588 yuan (400 euros).
A produção de cópias ou imitações de 'gadgets' internacionais – e até de obras de arte, incluindo pinturas de Van Gogh ou DaVinci – é um fenómeno comum na China. Algumas cidades chinesas, como Hangzhou, no leste do país, têm mesmo uma Torre Eiffel quase idêntica à de Paris.
Uma das imitações chinesas do relógio da Apple à venda online, chamada "D Watch", é fabricada pela YQT Eletronic Tecnology Co.Ltd, empresa sediada em Shenzhen, a mais próspera zona económica especial do país, adjacente a Hong Kong,
"É uma peça 'gira', embora o desempenho não seja tão bom como o relógio da Apple. Fizemos algumas modificações no design e já solicitámos o registo da patente", disse ao China Daily o director da YQT, Zheng Yi.
A empresa, com cerca de cem trabalhadores, fabrica mensalmente "20.000 a 30.000" imitações do relógio da Apple.
"Há oito anos que fazemos 'smartwatches'. Sabemos o que estamos a fazer", afirmou o mesmo responsável.
O lançamento do "smartwatch" da Apple foi anunciado a semana passada pelo presidente da multinacional, Tim Cook.
Estados Unidos, Reino Unido e China integram a lista dos primeiros dez países em que o produto será comercializado, a partir de 24 de Abril, mas no mercado chinês, assinalou hoje o China Daily, "as cópias já bateram os originais".
Lusa/SOL