Madeira investe 525 mil euros no Open da Madeira em golfe

O campo de golfe do Santo da Serra, na Madeira, acolhe, de 19 a 22 de Março, a 23.ª edição do circuito europeu de golfe profissional.

O ‘Madeira Islands Open Portugal BPI’ é promovido pelo Clube de Golf do Santo da Serra e conta para o European Tour e Challenge Tour.

Numa resolução recente, o Governo de Alberto João Jardim, que está de saída, decidiu comparticipar o ‘Open’ com uma verba de 525 mil euros, valor que é absorvido pelo 'prize money' que, este ano, é de 600 mil euros.

O Executivo regional justifica o apoio monetário com o argumento de que o ‘Madeira Island Open’ “é a maior e mais importante competição de golfe realizada na Região”.

Os 525 mil euros do Governo Regional não chegam, sendo que o Turismo de Portugal também comparticipa com mais 25 mil euros.

Quanto à prova, depois de, nos últimos anos, ter decorrido no mês de Maio, a direcção do ‘European Tour’ e o Clube de Golfe do Santo da Serra decidiram antecipá-la para o mês de Março.

A antecipação da prova no calendário anual poderá ser benéfica para a Região e para o ‘field’  (lista de inscritos) uma vez que poderá contar com mais estrelas do circuito europeu.

Estão inscritos mais de 140 jogadores, entre eles vários nomes de topo do golfe europeu. Muitos participaram na recente prova do circuito, na África do Sul, entre eles o português Ricardo Santos.

O ‘field’ deste ano integra jovens jogadores à procura do seu lugar na elite do golfe e profissionais experientes. Entre os golfistas mais conhecidos do público português encontra-se o galês Bradley Dredge, vencedor do ‘Madeira Islands Open’ em 2003 e do ‘Algarve World Cup’, em 2005, na companhia do compatriota Stephen Dodd, 247.º do ranking mundial, bem como, Van Philips, o inglês que venceu o ‘Algarve Open de Portugal’, em 1999.

O jovem italiano Renato Paratore também vai à Madeira depois de dar nas vistas na época passada, quer pela vitória no Internacional Amador de Portugal, como pela sua ascensão ao principal circuito europeu, no seu primeiro ano como profissional, após ter conseguido o terceiro lugar na Escola de Qualificação.

O inglês Robert Rock, n.º 61 na Corrida para o Dubai e 295.º do ranking mundial e Richard Finch, campeão de duas provas do ‘European Tour’, são alguns dos profissionais que vão estar na luta pelo título madeirense.

Os ingleses Sam Hutsby e Jason Barnes, bem como, o alemão Florian Fritsch também deverão disputar o torneio insular.

O espanhol de 24 anos, Javier Ballesteros, filho do falecido Seve Ballesteros é uma das presenças confirmadas.
Da lista de inscritos fazem ainda parte cinco antigos campeões na Madeira: Ricardo Santos; Estanislao Goya; Alastair Forsyth; Bradley Dredge e Jarmo Sandelin.

As atenções vão estar voltadas para a armada lusa que é composta por dez jogadores: Ricardo Melo Gouveia; Ricardo Santos; Filipe Lima; Tiago Cruz; Gonçalo Pinto; João Carlota; Pedro Figueiredo; João Pedro Sousa e os amadores Carlos Laranja e Tomás Bessa.

Recorde-se que a prova insular, o segundo torneio de golfe mais importante do país depois do ‘Portugal Masters’, nasceu em Janeiro em 1993 e já experimentou realizar-se nos meses de Fevereiro, Março, Abril, Maio e Junho.

Em 2014 o jogador inglês Daniel Brooks foi o vencedor do Open da Madeira, batendo o escocês Scott Henry no ‘play-off’ numa prova ensombrada pela morte do caddie, MacGregor.