A previsão aponta ainda para vento em geral fraco predominando do quadrante sul, tornando-se moderado nas terras altas a partir do final da tarde, possibilidade de ocorrência de neblina ou nevoeiro matinal e acentuado arrefecimento nocturno, com formação de geada nas regiões do interior, em especial do norte e centro.
Em Lisboa as temperaturas vão variar entre 6 e 17 graus Celsius, no Porto entre 5 e 15, em Vila Real entre 2 e 16, em Viseu entre 3 e 15, em Bragança entre 0 e 14, na Guarda entre 1 e 11, em Castelo Branco entre 4 e 17, em Coimbra entre 3 e 17, em Évora entre 3 e 19, em Beja entre 6 e20 e em Faro entre 8 e 17.
Seis regiões apresentam risco alto de exposição à radiação ultravioleta
Seis regiões do país apresentam hoje risco alto de exposição à radiação ultravioleta, informou o IPMA na sua página na Internet.
De acordo com o IPMA, Faro, Beja, Évora, Penhas Douradas, Funchal, Porto Santo (arquipélago da Madeira), apresentam hoje risco alto de exposição à radiação ultravioleta (UV).
Para as regiões com níveis altos, o IPMA recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol e protector solar.
De acordo com o IPMA, a radiação ultravioleta pode causar graves prejuízos para a saúde se o nível exceder os limites de segurança, sendo que o índice desta radiação apresenta cinco níveis, entre o baixo e o extremo, com onze.
Duas barras fechadas devido à previsão de agitação marítima
As barras de Esposende e de São Martinho do Porto estão hoje fechadas a toda a navegação e outras duas estão condicionadas devido à previsão de agitação marítima forte, segundo informação da Marinha portuguesa.
De acordo com informação disponível na página da Marinha na Internet, a barra marítima da Póvoa do Varzim está aberta a embarcações com calado superior a dois metros, duas horas antes e duas horas depois da preia-mar, devido à previsão de agitação marítima.
Também a barra de Vila do Conde está condicionada e a Marinha aconselha as embarcações até 12 metros de comprimento e/ou calado inferior a dois metros a praticar a barra no período compreendido entre as duas horas antes e duas horas após a preia-mar.
As embarcações com comprimento superior a 12 metros e/ou calado superior a dois metros, apenas podem praticar a barra de Vila do Conde no período da preia-mar.
O IPMA prevê para hoje na costa ocidental ondas de noroeste com 2 a 3 metros e na costa sul ondas de sudoeste com 1 metro.
Lusa/SOL