A juntar às novas linhas, que lhe conferem uma imagem dinâmica, temos uma competente motorização, um diesel de 1.5 litros que exibe muito boas prestações. Tem boa resposta ao acelerador, é muito silencioso e os consumos são baixos.
A direcção suave, uma caixa rápida e uma boa capacidade de travagem ajudam a compor os parâmetros de conforto, ajudados por uma boa sensação de segurança (curva muito bem) e melhor comportamento dinâmico.
Interiores com nota alta
Outros pontos que jogam positivamente no novo Ford Focus são, sem dúvida, os que nos transportam até ao interior. O toque de qualidade começa logo nos revestimentos. Depois, os nossos olhos levam-nos até um novo desenho do tabliê e da consola. O que nos agrada desde logo é a imagem mais limpa, prescindindo de teclas que só atrapalhavam. Esta simplificação deu-lhe maior facilidade de leitura e interacção com os comandos.
O ecrã táctil de 8'' também é novo e é a partir daqui que são controladas todas as funções do veículo. Se lhe juntarmos a boa insonorização do habitáculo, temos, como é óbvio, mais conforto na balança.
Há ainda a destacar as tecnologias de apoio à condução, onde vamos encontrar sistemas como o de estacionamento sem mãos e o de saída de faixa de rodagem. Outro importante pormenor é o da travagem activa em cidade. Funcionando até um máximo de 30 km/h e apoiando-se em sensores, ajuda a evitar os sempre arreliadores toques no trânsito citadino.