Pena é que Portugal, depois de tantos séculos passados, não mantenha estas relações comerciais (não sob a forma de vassalagem é claro). Isto porque o ano de 2015 ameaça ser de escassez no que se refere a este saboroso prato da nossa gastronomia. Mas pelo menos ficou-nos a memória histórica e os vinhos Azamor nascidos na Herdade do Rego, bem perto de Elvas.
Alison, natural de Southampton, e o marido, Joaquim Luiz Gomes, conheceram-se na Manchester Business School, mas as finanças foram cedendo lugar à paixão pelo vinho. Alison graduou-se em Enologia na universidade Católica do Porto e fez um curso de marketing de vinhos na Califórnia, o que fez com que decidissem comprar a Herdade do Rego em 1998, uma enorme porção de terra onde apenas existia olival.
Dos actuais 260 ha, 25 estão reservados às vinhas plantadas em 2001, num solo parte xistoso e parte argiloso, e é daqui que saem os vinhos em prova. A começar, o Azamor Petit Verdot 2011 que evidenciou desde logo um grande impacto na boca. De aroma a frutos vermelhos, tem um enorme final de boca. Grande vinho. Seguiu-se o Azamor Selected Wines 2009 com aromas intensos, fruta e taninos aveludados. Elegante e com estrutura tem igualmente um longo final de boca. Finalmente, chegou-nos o Icon D'Azamor 2004, única colheita produzida até ao momento e isto porque apenas escolhem o melhor dos melhores anos (o de 2010 está a chegar). É um vinho muito elegante, equilibrado, taninos macios e final persistente.
Enfim, Azamor dá-nos vinhos com grande qualidade, tal como a cidade marroquina nos trazia o belo sável.
Azamor Petit Verdot
Ano: 2011
Região: Alentejo
Castas: Petit Verdot
Preço: 20 euros
Azamor Selected Wines
Ano: 2009
Região: Alentejo
Castas: Syrah (62%), Alicante Bouschet (20%), Touriga Franca (12%) e Touriga Nacional (6%)
Preço: 18 euros
Icon D'Azamor
Ano: 2004
Região: Alentejo
Castas: Syrah (55%), Alicante Bouschet (35%) e Touriga Franca (10%)
Preço: 60 euros