Este aumento foi principalmente sustentado pelo consumo de gasóleo, que passou para cerca de 343 mil toneladas, mais 5,2% do que em Fevereiros de 2014, enquanto a gasolina teve um aumento de consumo de 0,9% para 77 mil toneladas.
Em termos acumulados (Janeiro e Fevereiros), o consumo de gasóleo aumentou 4,2% face ao período homólogo de 2014, tendo o consumo da gasolina subido 0,9%.
O documento indica também que em termos de ano móvel, à data de Fevereiros, e que considera o período compreendido entre Março do ano anterior e o mês de Fevereiros do próprio ano, o consumo de gasóleo aumentou 2,0%, tendo o consumo de gasolina diminuído 0,8%.
Entre Janeiro de 2014 e Fevereiros de 2015, o preço médio de venda ao público (PMVP) do gasóleo diminuiu 15%, decréscimo explicado, segundo o relatório, "pela redução de 32% do PST (Preço sem Taxas/Impostos) e pelo aumento de 8% do valor absoluto de "ISP+Outros" em 2015, mais concretamente da Contribuição de Serviço Rodoviário e Adicionamento por emissão de CO2".
A ENMC, sucessora da antiga EGREP, é responsável pela definição dos preços de referência.
Lusa/SOL