Chegou a hora!

José Manuel MorosoPor uma razão ou por outra ia adiando escrever sobre os vinhos de uma nova empresa formada em 2013 e que dá pelo nome de Parceiros Na Criação (PNC). O casal João Nápoles de Carvalho e Joana Pratas não mereciam este meu ‘alheamento’, não só pela sua simpatia mas, e é aqui o…

A própria sigla (PNC) escolhida para dar corpo à empresa reflecte, desde logo, um grande amor ao projecto. Com ela pretenderam colar os apelidos do casal e dos seus dois filhos, Maria Teresa e António Maria, o que desde logo lhe dá toda a carga familiar.

O próprio nome dos vinhos – h'OUR – leva-nos para esse caminho afectivo, ao afirmar a comunhão da ideia projectada: NOSSO. Claro que também aproveitaram para escolher um nome que colasse bem além-fronteiras, dado muito importante em termos de comercialização, porque a vida não se faz só de amor e uma cabana.

Começaram com duas colheitas, um branco e um tinto, e juntaram-lhes um azeite. Crescia aqui o sonho de João Nápoles de Carvalho, um duriense que em 1996 decidiu trabalhar umas terras que o pai herdou em Barcos, uma localidade entre a Régua e o Pinhão. Dos 12,5 ha de vinha de que dispõem, ainda só utilizam 2,5 e isto porque querem que o seu projecto se vá consolidando pouco a pouco.

A grande novidade é o aparecimento de um quarto produto, o mais recente vinho h'OUR Touriga Nacional 2012 que não esconde o seu DNA de um duriense de altitude, já que é feito com um uvas de uma vinha com sete anos plantada a 500 metros. Um vinho muito fresco, a revelar frutos silvestres e notas florais, elegante e com estrutura a oferecer um bom volume de boca. Como dele só se fizeram 900 garrafas é de não perder tempo a comprar. Verão que vale bem a pena a correria. O colheita tinto é o h'OUR 2011, que já atinge as 2.800 garrafas. Feito com uvas provenientes de vinhas velhas a que se juntam Toutiga Nacional e Sousão, revela fruta vermelha, muita frescura, mineralidade e uma grade persistência na boca. Provámos ainda o h'OUR branco 2013, a revelar-se citrino e com mineralidade. A altitude confere-lhe uma boa acidez a que se junta um bom volume de boca.

Enfim, demorei a escrever sobre os h'OUR, mas por alguma razão a sapiência do povo diz que … os últimos são os primeiros. Bons vinhos e bom azeite os destes parceiros.

h'OUR BRANCO

Ano: 2013

Região: Douro

Castas: Vinhas Velhas (Códega,

rabigato e Viosinho) 50%

Verdelho (50%)

h'OUR TOURIGA NACIONAL

Ano: 2012

Região: Douro

Casta: Touriga Nacional

h'OUR AZEITE VIRGEM EXTRA

Ano: 2013

Qualidades: Cobrançosa, Madural, Negrinha

e Verdeal Acidez: 0,18%

h'OUR TINTO

Ano: 2011

Região: Douro

Castas: Vinhas Velhas (80%), Touriga Nacional (10%) e Sousão (10%)

jmoroso@netcabo.pt