Criminalidade baixou 6,7%

O número de crimes participados às autoridades em 2014 desceu 6,7%, relativamente a 2013. Segundo o Relatório Anual de Segurança Interna apresentado esta tarde pela secretária-geral do Sistema de Segurança Interna, Helena Fazenda.

O balanço anual – efectuado com base nas estatísticas de todas as polícias e forças de segurança – indica que os crimes violentos e graves registaram uma quebra de 5,4% em 2014.

A maioria da criminalidade é contra o património, sendo que o furto por carteiristas registou uma subida que contrariou a tendência global: mais 36%.

A descida da criminalidade tem vindo a registar-se desde 2008 e acentuou-se nos dois últimos anos. Em 2013, aliás, verificou-se um  decréscimo ligeiramente superior ao registado em 2014: menos 6,9% de crimes (o valor mais baixo da década anterior).

No ano passado, diminuíram os roubos a correios, ourivesarias, bancos, farmácias, o roubo de viaturas. Também o homicídio teve um decréscimo de 13,8% (100 homicídios). Os casos de fogo posto diminuíram quase 50%.

paula.azevedo@sol.pt