Maria José Costeira
É a primeira mulher a presidir à associação sindical dos juízes, ainda por cima com a maior participação eleitoral de sempre. Já era secretária-geral de Mouraz Lopes e, aos 47 anos, ascende agora à liderança da ASJP. Seguindo, assim, o predomínio feminino na Justiça portuguesa, onde são mulheres que dirigem a Procuradoria-Geral da República, os ministérios da Justiça e Administração Interna e até a Ordem dos Advogados. Uma afirmação quase hegemónica.
Henrique Neto
Tem o mérito de avançar com uma candidatura presidencial sem se deixar condicionar – ao contrário de outros – por calculismos políticos ou conveniências partidárias. Mas dá a cara a uma candidatura marginal, com uma oratória anti-sistema intelectualmente pobre, superficial e generalista. Arrisca ter uma votação potencialmente residual (ao nível dos 1% a 2% de Defensor Moura em 2011). Ainda assim, não ficou à espera de outros para decidir o que fazer.
& SOMBRA
Carlos César
Na onda de demagogia eleitoralista em que parte do PS parece ter já embarcado, o seu presidente veio prometer o impensável – que o Estado, com o PS no Governo, irá devolver os 500 ou 600 milhões de euros aos lesados do BES. Como se vê, para alguns políticos não há limites para a desfaçatez e o populismo. Nem para a irresponsabilidade eleitoral.