Vendas de carros crescem 42% em Portugal

As vendas de automóveis ligeiros em Portugal cresceram 41,8% em Março face ao mesmo mês de 2014. Isso representa mais de 46 mil ligeiros de passageiros comercializados nos primeiros três meses do ano, uma subida de 36,1% face às 34 mil unidades do primeiro trimestre do ano passado. As marcas de luxo continuam a valer…

No mês passado, segundo os dados da Associação Automóvel de Portugal (ACAP), saíram dos concessionários 20.071 carros ligeiros de passageiros novos, 22.695 se juntarmos os comerciais ligeiros e 22.975 acrescentando os pesados. Ao todo, o mercado automóvel em Portugal cresceu 36,5% em Março e nos primeiros três meses do ano teve um aumento de 33,1%, para um total de 53.858 veículos ligeiros e pesados.

A manterem-se estes números, o mercado automóvel vai voltar a superar as 200 mil unidades. Em Março, pelo menos, o sector já está em níveis superiores a 2011, sendo ultrapassado apenas pelas vendas de 2010, um ano atípico tendo em conta que a crise já se fazia sentir.

Quanto a marcas, segundo a ACAP o pódio dos ligeiros de passageiros – a maior fatia do mercado – continua a ser liderado pela Renault (5.217 unidades até Março e um aumento de 37,2% face a 2014), seguida pela Peugeot (4.367, +40,4%) e pela Volkswagen (4.177, +41,4%).

Seguem-se duas marcas de segmento mais elevado, a BMW e a Mercedes, com vendas combinadas acima dos 15% do total (mais de sete mil unidades). E se a estas juntarmos outras marcas premium ou de luxo como Audi, Volvo, Land Rover, Jaguar ou Porsche, a fatia das marcas mais caras chega quase a 25% do total, cerca de 11 mil unidades.

Quanto aos desportivos de luxo, carros exclusivos normalmente acima dos 200 mil euros, também estão com uma dinâmica positiva. Em Março foram entregues um Maserati e um Ferrari e no total do trimestre foram vendidos dez modelos desse tipo: quatro Maserati, três Ferrari, um Aston Martin, um Bentley e um Lamborghini.

emanuel.costa@sol.pt