"O turismo em Dubrovnic nos últimos anos tem crescido 10% ao ano, e acho que a série 'A Guerra dos Tronos' é responsável por talvez metade desse crescimento", disse o presidente da autarquia local em declarações à Bloomberg, mostrando-se esperançado que a série consiga "fazer pela cidade o que 'O Senhor dos Anéis' fez pela Nova Zelândia".
A quinta temporada da série baseada nos livros de George R.R. Martin estreia em mais de 170 países a 12 de Abril (em Portugal estreia no dia seguinte, no canal Syfy), e foi parcialmente filmada em Dubrovnic, para além de Espanha e Irlanda do Norte, servindo a cidade croata como King's Landing.
O turismo, sector que subiu 6% no ano passado para 13 milhões de visitantes, é essencial para a economia da Croácia, que enfrenta uma recessão desde 2009, com o PIB do país a cair quase 12%, e com indicadores negativos só ultrapassados pela Grécia e por Chipre.
A série, diz o presidente da autarquia, Andro Vlahusic, traz cerca de 10 milhões de dólares por ano em receitas, para além dos 14 milhões gastos pela equipa de produção, e cria milhares de empregos, entre figurantes e pessoal de apoio, a que se junta toda a logística em termos de alojamento e alimentação, entre outras áreas.
Os empreenderes e empresários locais estão a promover a cidade como destino para os fãs da série, oferecendo visitas de três horas aos cenários de algumas das cenas mais conhecidas da série, como um passeio pelas muralhas onde se pode imaginar a Batalha de Blackwater, no mar em frente, ou a cena de combate brutalmente famosa entre 'A Montanha' e o Príncipe de Dorne, nas ruínas do hotel Belvedere.
Lusa/SOL